Imagem
Menu lateral
Imagem
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
Icone Hora do Enem

A maior plataforma de revisão para o ENEM

Clique e Acesse

Hora do ENEM Alagoas

Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Com chance de “chuva preta”, SP registra 6 focos ativos de incêndio

O estado de SP registrou neste domingo (15) 6 focos ativos de incêndio. Defesa Civil está em alerta para 'chuva preta'


				
					Com chance de “chuva preta”, SP registra 6 focos ativos de incêndio
Ao todo, 48 municípios seguem em alerta máximo para as queimadas. Gustavo Basso/NurPhoto via Getty Images

O estado de São Paulo registra seis focos ativos de incêndio. Os locais atingidos são: Bananal, Caconde, Castilho, Espírito Santo do Pinhal, Itirapuã e Mococa. A informação foi divulgada pela Defesa Civil no início da tarde deste domingo (15/9). Ao todo, 48 municípios seguem em alerta máximo para queimadas.

Na manhã deste domingo (15), a Defesa Civil atuava no combate a 11 focos ativos de incêndio no estado. As cidades Amparo, Brotas, Campinas/Morungaba (Pico das Cabras), Campo Limpo Paulista (Serra do Mursa) e Franco da Rocha estavam na lista divulgada às 8h50.

Leia também

A Defesa Civil também divulgou que está em alerta para a possibilidade de chuva preta em São Paulo a partir deste domingo. Segundo o órgão, esse tipo de chuva acontece quando as partículas de fumaça e poluentes, geradas pelas queimadas, são levadas para a atmosfera e, ao se misturarem com as gotas de chuva, geram uma coloração escura.

As queimadas que ocorrem no estado estão afetando a qualidade do ar, e com a chegada da chuva neste domingo, essa fuligem será limpada da atmosfera e haverá um aumento da umidade relativa do ar e a diminuição dos riscos de queimadas, segundo a Defesa Civil.

Há a recomendação de que a água proveniente da chuva preta não seja utilizada, já que as gotas carregam partículas finas de poluentes tóxicos. O contato com a chuva também deve ser evitado.

O Mapa de Risco de Incêndio (veja abaix0), que é uma das ferramentas tecnológicas que auxiliam a Defesa Civil no monitoramento de queimadas em vegetação durante o período da estiagem, indica grau máximo de risco em quase todas as faixas do território paulista.

A Defesa Civil também emitiu alerta para ventos fortes em todo o estado de São Paulo neste domingo. Segundo o órgão, há condições para rajadas de vento de até 55 km/h no interior do estado e de até 65 km/h na faixa leste.

Maior operação aérea da história

No combate aos incêndios no estado neste sábado (14), o gabinete de crise do governo paulista empregou oito aeronaves de asa fixa e 12 aeronaves de asa rotativa, totalizando 20 aeronaves atuando simultaneamente no estado, a maior operação aérea da história (veja vídeo abaixo). A marca supera o recorde dessa quinta-feira (12/9), quando 14 aeronaves foram utilizadas.

Foram 2 mil horas de voo para enfrentar os incêndios que afetam o estado, despejando mais de 760 mil litros de água para controlar as chamas.

Neste domingo (15), 15 aeronaves estão em operação de combate aos incêndios, sendo sete de asa fixa e oito de asa rotativa.

De acordo com o Comando de Aviação da Polícia Militar (PM), entre domingo (8/9) e quinta-feira (12/9) decolaram 14 helicópteros Águia para ações de combate aos incêndios em 56 cidades, quase metade da frota de 29 helicópteros da PM.

São 24 modelos Esquilo, um Agusta Westland, dois Airbus e dois Schweizer, de pequeno porte. Cada uma dessas aeronaves consegue carregar 600 litros de água em uma espécie de cesto gigante, chamado de “bambi bucket”, que pode ser abastecido com o helicóptero no ar em rios, lagos, e até piscinas.

Monitoramento de incêndios do Inpe

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 1.758 focos ativos de incêndio foram registrados em setembro até este sábado (14/9) no estado de São Paulo, número 4,6 vezes maior que o total de focos registrados em todo o mês de setembro do ano passado, quando 375 focos ativos foram contabilizados.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X