Na sexta-feira (20), um cavalo e uma égua invadiram o saguão do Aeroporto de Fernando de Noronha. As testemunhas informaram que os animais eram conduzidos pelo proprietário para alimentação e acabaram se desgarrando.
"A égua está no cio, o cavalo tentou cruzar ali mesmo no salão ao aeroporto. Quando eu me aproximei, o macho saiu e a égua ficou assustada", conta o comerciante José Guedes, que estava no local para comprar passagem aérea e presenciou a "invasão" dos animais.
Leia também
O gestor do aeroporto, Carlos Gouveia, aponta que a porta fica aberta geralmente, mas essa foi a primeira vez que viu animais entrando por ali. "Eles entraram no saguão, que fica aberto para receber os passageiros. Nossos seguranças foram acionados de imediato", afirmou.
Como tem experiência com animais, coube ao comerciante José Guedes ajudar a lidar com a situação. "Eu falei com a égua. É preciso calma e paciência com o animal. Alisei a fêmea e retirei do aeroporto. Ainda bem que o cavalo não estava mais na área, poderia ter ciúme", brincou.
Quem viu a movimentação estranhou. "É uma cena inusitada, era um cavalo correndo atrás do outro dentro do aeroporto. Eu nasci na ilha, tenho 54 anos de idade e nunca vi isso", relata o funcionário público Gilvânio Ferreira.
A Vigilância Animal foi chamada. "Os animais foram capturados, tomamos a guarda e vamos levar o caso ao Ministério Público", explica o superintendente de Saúde da ilha, Fernando Magalhães. O nome do proprietário dos animais não foi divulgado.