Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Brasileiro Cristiano Amon é o novo CEO global da Qualcomm

Nomeação foi feita após anúncio da aposentadoria de Steve Mollenkopf, atual chefe-executivo da fabricante de chips para celulares

O brasileiro Cristiano Amon foi anunciado nesta terça-feira (5) como o novo CEO global da Qualcomm, fabricante americana de componentes para smartphones e redes de telecomunicações. A nomeação veio após o atual CEO Steve Mollenkopf decidir se aposentar.

O brasileiro, que ocupa o cargo de presidente da companhia, irá começar no novo cargo em 30 de junho de 2021.

Leia também

Na organização corporativa da empresa, cargo mais alto é de CEO (executivo-chefe), mas também há o presidente. Com a mudança, Amon está sendo promovido.

A decisão de aposentadoria de Steve Mollenkopf, de 52 anos, acontece em um momento de expectativas com a chegada da tecnologia 5G. Os processadores da companhia passaram a incorporar o recurso em 2019.

Quem é Cristiano Amon

O brasileiro Cristiano Amon é doutor em engenharia elétrica pela Unicamp. Na década de 1990 ele se mudou para os Estados Unidos.

Ele ocupa o cargo de presidente da Qualcomm desde 2018 - ano em que a empresa anunciou a abertura de uma fábrica de chips para smartphones e internet das coisas no Brasil.

É o atual responsável pela operação global da Qualcomm e pela unidade de semicondutores, que inclui componentes para celulares, produtos de radiofrequência, soluções automotivas e de internet das coisas.

Um dos produtos mais famosos da empresa, os chips da linha "Snapdragon", está sob seu comando.

Sobre a Qualcomm

A Qualcomm é a vice-líder no segmento de processadores para celulares com 29% de participação de mercado, de acordo com um levantamento da empresa de pesquisa Conterpoint. A companhia perdeu a lideração para a Mediatek no 3º trimestre de 2020.

No ano fiscal de 2020, encerrado em setembro, a empresa teve um faturamento de US$ 23,5 bilhões.

Em 2017, sob a gestão de Mollenkopf, a empresa ficou sob os holofotes por causa de uma batalha legal contra a Apple, que acusava a companhia de práticas ilegais de patentes e queria uma indenização de US$ 1 bilhão - em 2019, elas fecharam um acordo.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas