Imagem
Menu lateral
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3

Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Brasil tem 7 cidades ameaçadas de inundação pelo mar

População atingida pelo problema no Brasil soma 2 milhões


				
					Brasil tem 7 cidades ameaçadas de inundação pelo mar
Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Recife, Porto Alegre, São Luís e Santos contam com áreas ameaçadas pelo mar. Climate Central

O Brasil tem sete cidades ameaçadas de inundação pelo aumento do nível do mar, decorrente da emergência climática. Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Recife, Porto Alegre, São Luís e Santos contam com áreas ameaçadas pelo mar. As pessoas afetadas nestas localidades somam 2 milhões.

Os sete municípios integram uma lista de 100 cidades mapeadas em todo o mundo pela organização não governamental Climate Central. As informações são da rádio CBN.

Leia também

A Climate Central utiliza dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês). As 100 cidades apontadas como em risco pela elevação do nível do mar estão em 39 diferentes países.

Nos últimos 30 anos, o nível do mar já subiu 9 centímetros (cm) e pode chegar a até 80 cm até 2100. A população atingida por esta consequência da emergência climática chega a 800 milhões em todo o mundo.

No entanto, esta elevação do nível do mar não é uniforme. Pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) indica elevação do mar no Estado de São Paulo de 20 centímetros nos últimos 73 anos. Até 2050, com as emissões como estão, a elevação pode chegar a 36 cm.

Algumas das localidades já estão tomando medidas de adaptação para conviver com as transformações.

O Rio de Janeiro fez parceria com a agência espacial norte-americana Nasa para o monitoramento do nível do mar. No Recife, algumas áreas de risco estão sendo desocupadas, e em Fortaleza deve ser construído um lago subterrâneo para conter o avanço da água.

Veja a matéria completa em: Metrópoles

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X