O governo do Brasil pediu ajuda a países parceiros no combate às queimadas que tomaram conta do país nas últimas semanas. A informação foi divulgada pela CNN nessa segunda-feira (16/9).
Por meio do Ministério das Relações Exteriores, missões diplomáticas brasileiras no exterior foram instruídas a solicitar auxílios aos governos de Canadá, Colômbia, Chile, Estados Unidos, Paraguai, Peru, Uruguai e México.
Leia também
O pedido aconteceu após a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, enviar um documento para a Agência Brasileira de Cooperação – ligada ao Itamaraty – solicitando ajuda da pasta no pedido de apoio internacional.
No documento, a ministra pediu que o Itamaraty verificasse a possibilidade do envio de aeronaves por parte de países parceiros, que serão utilizadas no combate ao fogo e o transporte de bombeiros, brigadistas e equipamentos.
Até o momento, apenas o Uruguai respondeu a solicitação da diplomacia brasileira, e afirmou que pode enviar aeronaves para o Brasil, além da doação de 40 mil litros de líquido extintor de incêndio.