Um mamífero do gênero Globicephala sp, conhecido como baleia-piloto, foi encontrado encalhado na manhã dessa terça-feira (7/1), em Imbituba, no litoral Sul de Santa Catarina. De acordo com a equipe da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o animal de 4,88 metros é um macho adulto.
A baleia foi localizada na Praia do Porto, por volta das 6h30. Segundo a equipe de veterinários, o mamífero encalhou na praia já debilitado. O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), da Udesc, e o Protocolo de Encalhes de Mamíferos Marinhos da APA da Baleia Franca foram acionados e realizam o atendimento do animal.
Leia também
— Ele está bastante debilitado, com várias lesões de pele, que indicam uma qualidade de saúde preocupante. Então a equipe da Udesc do trecho 1 do PMP está tentando reabilitar o animal, porém a gente está enfrentando dificuldades para reabilitá-lo, pois ele está bastante apático. Mas vamos fazer um trabalho intensivo para reverter esse quadro — explica Pedro Volkmer de Castilho, coordenador do Laboratório de Zoologia da Udesc.
O Protocolo de Encalhes da APA da Baleia Franca conta com o apoio do PMP-BS, ICMBio, Polícia Ambiental, Prefeitura de Imbituba, Defesa Civil e SCPAR Porto de Imbituba.