Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Após festas de fim de ano, Brasil tem a pior semana epidemiológica de Covid-19

O índice de óbitos - que chegou a 6.906 - se assemelha ao registrado no fim de agosto do último ano

O número de casos e mortos no Brasil em decorrência da Covid-19 está em alta. Na última semana epidemiológica, compreendida entre os dias 3 a 9 de janeiro, o Ministério da Saúde contabilizou a maior quantidade de novas infecções desde o início da pandemia: foram identificadas 359.593, 8% a mais do que o recorde anterior, registrado entre 13 a 19 de dezembro de 2020.

O índice de óbitos ? que chegou a 6.906 ? se assemelha ao registrado no fim de agosto do último ano, segundo análise do (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, quando 7.018 brasileiros perderam a vida por causa da doença.

Leia também

Desde julho, o país passou de uma escalada do número de óbitos por Covid-19 a uma estabilização nas alturas. O ritmo de fatalidades, então, começou a cair nos períodos seguintes, chegando aos menores índices no início de novembro, quando o Brasil registrou 2.385 mortes na 45ª semana epidemiológica (entre os dias 1 e 7 de novembro).

Logo depois, na 46ª semana epidemiológica, apresentou alta (3.389 vítimas). Sete dias depois, uma pequena queda fez com que os registros caíssem para 3.331. Os números, no entanto, voltaram a crescer nas quatro semanas seguintes, até a 51ª (13 a 19/12), quando atingiram 5.233 mortes.

Uma leve queda marcou a semana imediatamente depois. A realidade, no entanto, voltou a assustar. Os primeiros sete dias de janeiro contabilizaram 4.930 falecimentos decorrentes do novo coronavírus.

Atraso nas notificações

As notificações de mortes e novos casos de Covid-19 costumam diminuir em fins de semana e feriados, o que explica as quedas repentinas. Isso acontece, segundo especialistas, pelo regime de plantão nos centros de saúde e em laboratórios, fator que atrasa o repasse das informações.

Para reduzir esse efeito e produzir uma visão mais fiel do cenário, a média móvel é amplamente utilizada ao redor do mundo. A taxa, então, representa a soma das mortes divulgadas em uma semana dividida por sete. O nome "móvel" é porque varia conforme o total de óbitos dos sete dias anteriores.

Terceiro país mais afetado

Desde o início da pandemia, foram registrados mais de 90,3 milhões casos de Covid-19 no mundo e 1.933.553 mortes provocadas pela doença. No ranking da Universidade Johns Hopkins, o Brasil aparece como o terceiro país mais afetado pela Covid-19 em número de infecções, perdendo para os Estados Unidos e para a Índia. No entanto, em relação aos óbitos, o Brasil continua em segundo lugar.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas