O Ipec (antigo Ibope) divulgou, nesta quinta-feira (5), sondagem eleitoral para o segundo turno da corrida ao Planalto. O levantamento é o primeiro divulgado após as críticas sobre a divergência entre o resultado real das urnas no domingo (2/10) e as projeções feitas por institutos de pesquisa na véspera do pleito.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 51% das intenções dos votos totais, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 43%. Brancos e nulos são 4%. E 2% dos eleitores dizem não saber em quem votar.
Leia também
A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A consulta foi feita entre 3 e 5 de outubro e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02736/2022.
Já em relação aos votos válidos, em que brancos, nulos e indecisos não são considerados, o petista tem 55%, contra 45% de Bolsonaro.
No primeiro turno das eleições, Lula teve 57,2 milhões de votos, o que equivale a 48,4% do eleitorado. Já o mandatário do país foi escolhido por 51,07 milhões de eleitores, o que significa 43,2% dos votos.
Rejeição
O presidente Bolsonaro apresenta maior rejeição entre os eleitores, de acordo com a pesquisa: 50% dizem que não votariam nele de jeito nenhum. Já 40% dos entrevistados têm aversão a Lula