Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

ANM alerta mineradoras por causa de previsão de fortes chuvas em Minas Gerais

Agência pede que atenção e monitoramento em relação a barragens sejam redobrados no fim de semana

A Agência Nacional de Mineração (ANM) alertou, neste sábado (24), as mineradoras para que redobrem atenção e o monitoramento em relação a barragens neste fim de semana por causa da previsão de fortes chuvas no estado neste fim de semana em Minas Gerais.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre este sábado e a segunda-feira (26), a chuva pode atingir 100 mm em 24 horas no centro-leste do estado, incluindo Belo Horizonte, no Espírito Santo e no sul da Bahia. A Defesa Civil da capital mineira também emitiu nesta manhã um alerta de pancadas, válido até a manhã deste domingo (25).

Leia também

"A Agência Nacional de Mineração pede que as equipes de segurança de barragens se mantenham em alerta com monitoramento diário das condições das estruturas - em especial do estado de conservação - além de manter atenção especial às tomadas d?agua dos vertedouros, para garantir a capacidade vertente de acordo com o projeto, durante todo o período de chuvas", informou a ANM.

Caso haja necessidade, o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) deverá ser acionado e o Sistema Integrado de Gestão de Segurança de Barragens deverá ser informado.

De acordo com a ANM, três barragens de Minas estão em nível de emergência 3, considerado o mais alto. Trata-se da B3/B4, no distrito de Macacos, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Forquilha III, em Ouro Preto, e Sul Superior, em Barão de Cocais, na Região de Central de Minas Gerais. Todas elas pertencem à Vale.

A mineradora disse que, além de inspeções rotineiras de campo, todas as estruturas da empresa são monitoradas permanentemente por uma série de instrumentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG), considerando vários fatores, como as condições climáticas.

Histórico de tragédias

Moradores de áreas de barragens em situação de risco lidam diariamente com a apreensão. Na memória dos mineiros, duas tragédias seguem trazendo preocupação.

Em janeiro de 2019, a barragem da mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, rompeu-se e deixou 270 vítimas, entre mortos e desaparecidos. Neste domingo (25), o desastre da Vale completa 1 ano e nove meses.

A outra tragédia foi em Mariana e fará cinco anos em menos de um mês. No dia 5 de novembro de 2015, ocorreu o rompimento da barragem de Fundão, da Samarco, cujas donas são a Vale e a BHP Billiton. O mar de lama despejado provocou 19 mortes, destruiu distritos e devastou o Rio Doce.

Nos dois casos, não houve relação com eventos climáticos.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas