Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Aeroporto de Congonhas é o mais estressante do Brasil

O guia de viagens analisou comentários feitos nas páginas em mais de 500 aeroportos no Google em todo o mundo

O aeroporto de Congonhas, em São Paulo, é o mais estressante do Brasil, e o terceiro com mais críticas na América do Sul, segundo ranking feito pelo site HawaiiIslands.


O guia de viagens analisou comentários feitos nas páginas em mais de 500 aeroportos no Google em todo o mundo, e verificou quantos deles refletiam situações de estresse. Em Congonhas, 49,07% das resenhas indicavam momentos assim.

Leia também


Na América do Sul, o aeroporto Gustavo Rojas, em uma ilha colombiana do Caribe, foi eleito o mais estressante, com 59,36% de críticas, seguido pelo Jorge Chávez, nos arredores de Lima, Peru (49,27%).


A lista dos piores da região tem o Aeroparque de Buenos Aires em 4º, Guarulhos em 5º e Ezeiza, na Argentina, em 6º. Outros terminais brasileiros aparecem no ranking: Guararapes (Recife) em 8º, Salgado Filho (Porto Alegre) em 12º e Santos Dumont (Rio) em 16º.


No ranking global, 9 dos 10 aeroportos com mais críticas ruins ficam na Europa. O pior foi o de Manchester, no Reino Unido, com 82% de resenhas relatando estresse. Em segundo na lista global está o aeroporto Heraklion, na Grécia, seguido por Stansted, em Londres.


O último verão europeu, no meio deste ano, foi marcado por crises nos aeroportos. Com a falta de funcionários e greves, ocorreram muitos problemas nos terminais, como atrasos, cancelamentos de voos e extravio de bagagens. Em meio ao caos aéreo europeu, a companhia Delta Airlines foi forçada a colocar mil malas em um avião e levá-las de Londres para Detroit, nos Estados Unidos, sem nenhum passageiro a bordo.


A página do aeroporto de Congonhas no Google Maps tem 32 mil comentários, e média de nota 4,4 (numa escala de 5).


"Excelente localização, porém o acesso pode ser delicado por causa do trânsito. As instalações são pequenas para tantos passageiros. Os restaurantes, lanchonetes são muito movimentados e lotados. Mas tem o seu charme e praticidade", comentou Sebastião Cardoso, três meses atrás.


"Aeroporto horrível, um transtorno para pegar Uber, todo lugar é proibido parar. Banheiros sujos igual de rodoviária", reclamou Rodrigo Souza, há sete meses.


"Não há muitas opções de comida. Infelizmente as que há são caríssimas. 60 reais em 1 pedaço de pizza", desabafou Victor Hugo, há 8 meses.
"Fomos muito bem atendidos e orientados. O aeroporto ficou pequeno para a quantidade de pessoas que o utilizam, estava muito cheio e todos aglomerados", questionou Karla Santos, também há oito meses.


Aberto em 1936, Congonhas foi o quarto aeroporto do Brasil com mais decolagens domésticas em 2021, segundo dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Administrado pela Infraero, ele foi concedido em agosto para a espanhola Aena, que assumirá o terminal a partir de 2023.


Em 9 de outubro, Congonhas teve um dia de caos depois que um jatinho se acidentou na pista e levou horas para ser removido. A demora gerou uma série de atrasos em cascata, que afetou parte da malha aérea nacional, dado o grande número de conexões que passam por São Paulo.


INFRAERO DIZ QUE TERMINAL RECEBEU MELHORIAS


Procurada pela reportagem para comentar a posição de Congonhas no ranking, a Infraero apontou que o local recebeu melhorias nos últimos anos, como a instalação de biometria facial para agilizar a identificação dos passageiros, a ampliação da área de embarque, nova iluminação, troca do piso do saguão e reforma na fachada.


"Está em fase de conclusão um projeto, em conjunto com SPTrans e CET, de sinalização das áreas de embarque e desembarque por transporte de aplicativos que irá facilitar o transporte dos passageiros", disse a estatal.


Sobre os preços dos alimentos, a Infraero afirmou que "os preços dos serviços estão alinhados com o mercado da cidade de São Paulo, inclusive com os praticados em shopping centers em um raio de 10 km do aeroporto. Além disso, há restaurantes e lanchonetes com preços populares."


*
Aeroportos mais estressantes da América do Sul


Ranking analisou comentários feitos no Google


Posição - Aeroporto - País - % de comentários estressados
1 - Gustavo Rojas Pinilla (San Andrés) - Colômbia - 59,36
2 - Lima - Jorge Chávez - Peru - 49,27
3 - São Paulo - Congonhas - Brasil - 49,07
4 - Buenos Aires - Aeroparque - Argentina - 46,38
5 - São Paulo - Guarulhos - Brasil - 45,88
6 - Rio de Janeiro - Galeão - Brasil - 45,72
7 - Buenos Aires - Ezeiza - Argentina - 44,01
8 - Recife - Guararapes - Brasil - 43,80
9 - Santiago - Arturo Benítez - Chile - 42,79
10 - Rivera - Uruguai - 39,66
Fonte: site hawaiianislands.com

Aeroportos mais estressantes do mundo
Ranking analisou comentários feitos no Google
Posição - Aeroporto - País - % de comentários estressados
1 - Manchester - Reino Unido - 82,47
2 - Heraklion - Grécia - 82,12
3 - Londres Stansted - Reino Unido - 77,5
4 - Toronto Pearson - Canadá - 76
5 - Bordeaux Mérignac - França - 75,14
6 - Luton - Reino Unido - 73,38
7 - Beauvis Tillé - França - 73,26
8 - Berlin Brandenburg - Alemanha - 73,12
9 - Bruxelas South Charleroi - Bélgica - 72,79
10 - Bristol - Reino Unido - 72,22
Fonte: hawaiianislands.com

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas