Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Advogado de Bolsonaro diz que vai pedir anulação da delação de Mauro Cid

Trechos das falas de Cid foram usados em denúncia da PGR contra Bolsonaro por tentativa de golpe de estado


			
				Advogado de Bolsonaro diz que vai pedir anulação da delação de Mauro Cid
Celso Vilardi, advogado de Bolsonaro. — Foto: Leo Franco/ AgNews

Advogado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Celso Vilardi afirmou que vai pedir a anulação da delação do ex-ajudante de ordens, o tenente-coronel Mauro Cid. A declaração foi dada ao Estúdio I, da GloboNews.

Questionado se pedirá a anulação da delação, Vilardi respondeu: "Evidentemente que sim".

Leia também

"O surpreendente é que eu tenha que pedir a anulação. Nós estamos tratando de um processo de golpe de estado que seria um golpe no estado democrático", disse Vilardi.

Parte do conteúdo da delação foi utilizada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em denúncia contra Bolsonaro no caso da tentativa de golpe de estado, em 2022. Nesta quinta-feira, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes tornou público as gravações da delação.

Vilardi criticou a condução do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes em depoimentos dados por Cid. Ele comparou com a Lava Jato, operação que condenou políticos e, posteriormente, teve uma série de anulações das decisões -- entre elas as envolvendo o presidente Lula (PT).

"O que nós estamos vendo que se sucedeu a respeito dessa delação, cadê os juristas, cadê os advogados que criticaram a Lava Jato? Qual é o recado que nós vamos passar ao país admitindo uma delação como essa?", questionou.

Julgamento no plenário do STF

O defensor de Bolsonaro afirma na entrevista que pedirá ao Supremo Tribunal Federal que o julgamento do ex-presidente aconteça no plenário da Corte. Vilardi diz ainda que a principal linha defesa é mostrar que o ex-presidente não participou da trama golpista.


			
				Advogado de Bolsonaro diz que vai pedir anulação da delação de Mauro Cid
Delação de Mauro Cid. Foto: Reprodução

"Como pode se fazer um julgamento na turma? Nós temos uma regra. Eu vou [pedir para que seja no plenário]. Estou estudando a forma de pedir. Existe uma norma constitucional para julgamento de presidente da República", disse.

Segundo ele, a principal linha de defesa "será demonstrar que o presidente Bolsonaro não participou dos fatos descritos". "Essa estratégia se baseia na própria inconsistência da denúncia."

Denúncia da PGR

Na terça-feira (18), a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou ao STF uma denúncia formal contra o Bolsonaro e um grupo de aliados por tentativa de golpe de Estado em 2022. Ao todo, 34 pessoas foram denunciadas.

O documento aponta que o ex-presidente liderou uma organização criminosa que praticou atos contra a democracia e tinha um "projeto autoritário de poder".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X