Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARTIGOS

Saúde mental e os impactos psicológicos acusados e potencializados pela pandemia

Psicoterapia é um excelente instrumento para que os indivíduos mudem sua perspectiva de enxergar os problemas causados pelo período

A pandemia causada pela Covid-19 trouxe inúmeras consequências para todos os indivíduos, impactando significativamente a saúde mental. Foi possível observar que os indivíduos que foram acometidos pelo vírus tiveram que lidar com sintomas e sequelas da doença, acarretando medo e anseios diante dos agravos enfrentados.

O distanciamento, isolamento e problemas de natureza econômica e social provocaram emoções e comportamentos nunca antes vivenciados por muitas pessoas. A solidão aliada à dúvida e medo constante de se contagiar com o coronavírus prejudicaram ainda mais essas emoções, desenvolvendo crises de ansiedade e depressão em pessoas que nunca apresentaram algum distúrbio e agravando os casos já diagnosticados antes da pandemia.

Leia também

A repercussão psicológica em indivíduos que perderam entes e amigos queridos também foi significativa. Além do luto diante da perda, as cerimônias de sepultamento que normalmente proporcionavam maior conforto e suporte emocional tiveram que ser restritas e rápidas, ocasionando maior abalo emocional.

Neste cenário, durante minha atuação no ambiente hospitalar, além de lidar com as repercussões psicológicas de pacientes e familiares que tiveram o diagnóstico de Covid-19, atendi inúmeras pessoas que deram entrada na emergência com crises de ansiedade intensas e sintomas físicos notórios, pois acreditavam estar com a doença, embora os exames clínicos mostrassem o contrário.

Gostaria de ressaltar que muitas pessoas ainda minimizam a importância da saúde mental em suas vidas, deixando de lado suas emoções e pensamentos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que o conceito de saúde é bem mais abrangente que a simples ausência de doença; é um completo estado de bem-estar físico, mental e social e, dessa forma, merece atenção em todas as suas vertentes. Assim como a física, a saúde mental é uma parte integrante e complementar à manutenção das funções orgânicas. No entanto, é preciso se ter em mente que o bem-estar psicológico é fruto do equilíbrio emocional, que faz com que nossa vida tenha sentido e nos fortalece perante os desafios encontrados no cotidiano. Neste contexto, é essencial não minimizar as consequências psicológicas que a pandemia causou e seu impacto na vida das pessoas futuramente. Isto evidencia a necessidade de as pessoas procurarem auxílio psicológico clínico e terapêutico, a fim de reduzir o sofrimento mental.

Diante do que foi exposto, é preciso que todos nós exerçamos uma reflexão sobre as nossas emoções e comportamentos, a fim de entender os aspectos que influenciam a saúde mental e a possibilidade de sofrimento psicológico, para que possamos procurar ajuda profissional especializada quando necessário. E caso você possua conhecimento de algum amigo ou familiar que apresente este tipo de sofrimento e não consegue lidar com esta situação, sugira que o mesmo também procure auxílio.

Há de se salientar que os profissionais de saúde da linha de frente são os mais vulneráveis, pois estão expostos a longos períodos de situações geradoras de ansiedade, estresse e medo. Neste cenário desconhecido da doença e os agravos mentais acarretados pela pandemia, é importante que se garanta para a população ações em saúde mental com o objetivo de diminuir o sofrimento psicológico.

Durante as sessões de terapia é realizada uma escuta humana e solidária que envolve a intersecção entre o conhecimento do profissional e a vivência dos seus pacientes, influenciando positivamente a busca por soluções eficientes para os problemas enfrentados. Com isso, o profissional efetua uma investigação profunda dos medos e anseios apresentados pelos pacientes, contribuindo com o enfrentamento e reduzindo o sofrimento mental, propiciando ainda a minimização dos sintomas físicos gerados pelos transtornos de ansiedade e pânico.

A Psicoterapia é um excelente instrumento para que os indivíduos mudem sua perspectiva de enxergar os problemas causados pela pandemia, valorizando seus próprios potenciais de enfrentamento, e vislumbrando novas alternativas que possam lhe trazer bem-estar psicológico. Não tenha receio em pedir ajuda. Em meio a pensamentos negativos e momentos de angústia, nós profissionais psicólogos clínicos estamos preparados e capacitados para lhe acolher e não deixar que você enfrente o sofrimento de maneira isolada.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas