Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARTIGOS

Racismo Reverso: Análise criminal sobre sua existência

É de grande valia a análise sobre esta temática que, na prática já tem sua existência carimbada em fatos deploráveis, mas que na teoria, gera bifurcações acerca da existência desta novicio nomenclatura. A discriminação racial já deveria ser algo ultrapassado no cotidiano, no entanto, há a introdução de novos meios de práticas preconceituosas que vitimizam da maneira mais infeliz àqueles que não dão ensejo a qualquer motivação.

Eis que surge o RACISMO REVERSO como suposta tese de combate à tipificação do antigo, veterano e conhecido crime de racismo. O texto de lei não traz distinção ou especificação dos sujeitos ativo (delinquente) e passivo (vítima) desta atitude delituosa.

Leia também

Sabemos, notoriamente, que os principais alvos dos repugnantes prejulgamentos em face de cor, raça, etnia, religião ou procedência nacional, são pessoas da raça negra e isso é incontestável. Muito embora assim seja, há índices em elevação de discriminações partindo de minorias em face de outros ou até mesmo em face daqueles que, comumente são os autores que protagonizam o racismo. Como assim?

O exemplo de melhor ilustração para o que chamam de racismo reverso é quando um negro discrimina um branco, com injúrias raciais ou insultos à coletividade. A partir daí, muitos caracterizam isto como uma inversão do racismo, alegando uma inexistência criminal desta conduta. Está errado! Isto é crime! Assim como os negros, pessoas de outras raças podem ser vítimas do crime de racismo ou de injúria racial. Digo e repito: a lei não traz caráter específico de quem pode ser autor ou vítima dessas aberrações obsoletas que visam atingir esses caracteres biológicos ou opinativos.

A conclusão é lógica: Não existe isso de racismo reverso. O que existe é RACISMO, é INJÚRIA RACIAL, sejam esses crimes cometidos por minorias ou maiorias, por negros, brancos ou amarelos; por católicos evangélicos, judeus ou qualquer outra religião ou indivíduos de grupos dos quais a lei pugna pelo respeito.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas