Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARTIGOS

Qual a ligação entre emagrecimento e envelhecimento facial?

Apenas um profissional especializado saberá realizar o procedimento ideal para cada caso


				
					Qual a ligação entre emagrecimento e envelhecimento facial?
Monyza Maria é cirurgiã-dentista formada pelo Centro Universitário Tiradentes. Arquivo pessoal

O emagrecimento acontece com a perda da gordura presente no corpo, mas muitas vezes também implica a perda de massa magra quando associada ao emagrecimento de forma rápida. O emagrecimento faz com que ocorra o rompimento das fibras de colágeno e elastina, que são responsáveis pela firmeza e sustentação da pele. Sendo assim, ocorre a flacidez e facilita o aparecimento das linhas de expressão.

A gordura que é encontrada na nossa face fica abaixo da derme e ajuda a manter a elasticidade. Quando a perdermos, a pele perde sua densidade e ganha uma aparência mais envelhecida com rugas, flacidez e cria o aspecto de ‘’derretimento facial’’. Além do emagrecimento, a idade é um fator importante na diminuição da produção de colágeno.

Leia também

Mas não é motivo para preocupação, visto que, a perda de gordura que está em excesso e as atividades físicas são extremamente importantes para nossa saúde. Então o que fazer para conciliá-los?

Podemos iniciar com procedimentos preventivos como a toxina botulínica, o popular ‘’botox’’ que age bloqueando temporariamente os sinais nervosos que causam a contração dos músculos faciais. Após a aplicação, há o relaxamento dos músculos fazendo com que as rugas e linhas de expressão sejam suavizadas.

Outras opções para a prevenção e para o tratamento do problema são os bioestimuladores de colágeno e os fios de sustentação. O bioestimulador age estimulando a produção de colágeno e é indicado para tratar a flacidez e a perda de volume facial, além de melhorar a textura da pele. Os resultados são de forma gradual e podem durar até 2 anos. Os fios de sustentação levantam e tracionam a pele caída e amenizam os sinais de envelhecimento.

Podemos lançar mão do preenchimento com ácido hialurônico que também contribui para o estímulo de colágeno e melhora o aspecto da pele. Os preenchimentos agem de forma mais precisa (diretamente na região onde aplicamos).

Lembre-se sempre de optar por profissionais especialistas na área que conheçam a anatomia facial e saibam o melhor tratamento para o seu caso.

Dra. Monyza Maria Marques Soares

CRO/AL- 5394

Cirurgiã-dentista formada pelo Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL);

Especializanda em Harmonização Orofacial pelo Ápice Cursos (Maceió-AL);

Especializanda em Gestão de consultórios, clínicas e hospitais pelo Centro Universitário UniCV.

Instagram: dra.monyzamarques

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas