Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARTIGOS

QUAIS OS ALIMENTOS MAIS PODEROSOS DO MUNDO?

Todas as diretrizes nacionais e internacionais de nutrição enfatizam o consumo de frutas e vegetais como alimentos fortemente associados a redução do risco de doenças crônicas. Uma pesquisa intitulada “Definindo Frutas e Legumes Poderosos: Uma Abordagem de Densidade Nutricional” realizada pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, identificou um esquema de classificação que define “frutas e vegetais poderosos” chamado de PFV, com base em 17 nutrientes de importância para a saúde pública, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação e o Instituto de Medicina, são eles: potássio, fibra, proteína, cálcio, ferro, tiamina, riboflavina, niacina , ácido fólico, zinco e vitaminas A, B6, B12, C, D, E e K. Destes, 8 nutrientes considerados como protetores contra câncer e doenças cardíacas em diversos estudos foram utilizados para pontuar a densidade nutricional dos alimentos (ferro, vitaminas B2, B3, B6, B9, b12, C e vitamina k).

Os pesquisadores estudaram 47 frutas e vegetais e destes, o agrião (Naturtium officinale), um vegetal crucífero da família Brassicaceae (Brássicas), obteve a maior pontuação e foi considerado o alimento mais poderoso (pontuação = 100)), ou seja, com melhor perfil nutricional segundo os critérios de PFV.

Leia também

O ranking dos 10 alimentos mais poderosos segundo o CDC:

  1. Agrião
  2. repolho chines
  3. acelga
  4. beterraba
  5. espinafre
  6. chicória
  7. alface
  8. salsinha
  9. couve
  10. nabo

Além do agrião, também faz parte da família das brássicas, o brócolis, a couve-flor, couve folha, repolho, nabo, couve de Bruxelas e mostarda, todos eles estiveram entre os 20 alimentos mais poderosos conforme a classificação do CDC. As brássicas além de serem ricas em fibras, vitaminas do complexo B, vitamina k, magnésio, também são ricas em carotenoides e vários fitoquímicos como por exemplo os glicosinolatos e isotiocianatos com potencial anti carcinogênico, além dos efeitos antioxidantes e como coadjuvante na prevenção de doenças cardiovasculares e diabetes.

Com base nesse estudo foram classificados 41 PFV, ou seja, aqueles que obtiveram uma pontuação acima de 10. Abaixo segue a lista dos demais super alimentos classificados em ordem decrescente:

  • mostarda verde, endívia, cebolinha, couve, dente de leão, pimentão vermelho, rúcula, brócolis, abóbora, couve de bruxelas, cebolete, couve-flor, repolho, cenoura, tomate, limão, alface americana, morango, rabanete, abóbora, laranja, lima, toranja (rosa e vermelha), nabo, amora, alho-poró, batata doce, toranja (branca).

Este estudo pode servir como mais uma ferramenta prática e acessível para direcionar a população para fazer importantes escolhas alimentares na busca da prevenção de doenças como câncer e doenças cardiovasculares.

Entretanto, vale a pena ressaltar que esse índice, o PFV, levou em consideração alguns nutrientes específicos, porém não considerou por exemplo teor de vitamina D, magnésio, selênio, carotenoides, fitoquímicos, entre outros compostos bioativos presentes nos alimentos e com potencial benefício bem descritos na literatura tanto na prevenção como no tratamento de inúmeras doenças.

E você, costuma consumir algum desses alimentos habitualmente?

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas