Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARTIGOS

Piso Salarial da Enfermagem: a quem interessa?

Sanção da Lei 14.434 que trata do piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem e parteiras

Recentemente, a sociedade vislumbrou a sanção da Lei 14.434 que trata do piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem e parteiras.

Apesar da sanção, o embate segue em busca de recursos para financiar tais proventos. Contudo, algo que talvez a sociedade não saiba é quem de fato são esses profissionais que doam sua vida em prol do cuidado centrado na pessoa.

Leia também

Durante a pandemia, a atuação da enfermagem ficou evidenciada. Não apenas pelo seu exercício profissional, mas também por fazerem parte do contingente de profissionais de saúde mortos por COVID-19. Dados estimam que 23% do trabalhadores de enfermagem morreram durante a pandemia. Estima-se ainda que 87% dos profissionais entrevistados que atuaram durante a pandemia tiveram sintomas de burnout. Essa síndrome é manifestada por sinais de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico e sua principal causa é o excesso de trabalho.

Esses dados foram amplamente divulgados pela mídia. Mas, o que a sociedade não sabe é que quando um bebê nasce, a enfermagem está lá! Quando uma cirurgia acontece, a enfermagem gerenciou e esteve à frente para que outras categorias profissionais pudessem executar suas ações. O que a sociedade não sabe é que a enfermagem está relacionada diretamente na construção das políticas públicas de saúde e exerce o advocacy (advogada em prol do paciente) para que a justiça social seja feita nos diversos cenários do SUS. Como diria Wanda Horta “gente que cuida de gente”!

Por muitas vezes, a falta de visibilidade da profissão é desmotivadora e causa sofrimento. Com a pandemia, o reconhecimento social veio. Antes então, pouco demonstrado pela sociedade.

Dessa forma, a Lei do Piso Salarial representa para além do reconhecimento social algo que estava engasagado há décadas: a falta de valorização de uma profissão tão importante para o nosso sistema de saúde.

O piso representa para alguns esperança, para outros a melhoria de condição de vida. Representa sobretudo a equidade e a justiça para essa categoria tão sofrida e explorada com vínculos trabalhistas frágeis.

O SUS não sobreviveria sem a Enfermagem! Aliás, sistema de saúde nenhum do mundo! Outras categorias podem até faltar, mas a enfermagem sempre estará lá para cuidar. O que a sociedade talvez não saiba é que os moldes que conhecemos hoje de hospital foi criado por uma enfermeira, por exemplo, conhecia como Florence Nightingale. Em outros países, como Reino Unido, a enfermagem é extremamente valorizada e devidamente reconhecida pelo papel que desempenha no sistema de saúde inglês.

Logo, o piso salarial da enfermagem, assim como as 30 horas, que há anos é pauta de luta dessa categoria, interessa sobretudo a sociedade brasileira e para cada cidadão brasileiro que já precisou ou irá precisar do cuidado de enfermagem, em especial, aqueles que utilizam o SUS. Esses profissionais invisíveis merecem!

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas