Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARTIGOS

Os milagres do Botox; leia o artigo!

Botox evita que a informação nervosa chegue aos músculos

Cintia Marques é cirurgiã dentista
Cintia Marques é cirurgiã dentista | Foto: Arquivo pessoal

Quem procura procedimentos estéticos não é apenas uma pessoa vaidosa, mas alguém que deseja se sentir melhor consigo mesmo, dar um up na autoestima. E, neste nosso meio, poucos produtos são tão populares como a toxina botulínica, popularmente conhecida como botox. Ela é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium Botulinum e é uma das substâncias mais importantes e efetivas para o rejuvenescimento facial. Historicamente, a ciência estuda formas de prolongar a vida e nos livros e na cultura são incontáveis exemplos do desejo de encontrar uma fonte da juventude. É aí que literalmente o Botox opera seus milagres.

O Botox evita que a informação nervosa chegue aos músculos. É assim que ele opera sua façanha, como a diminuição de rugas, mas seu uso está amplamente disseminado, não se resumindo apenas a técnicas no rosto. Um dos procedimentos que está se popularizando é o BarbieBotox, nome dado à aplicação de toxina botulínica no músculo trapézio para diminuí-lo e dar impressão de um pescoço mais alongado e fino. O nome está, obviamente, ligado à boneca que voltou a se popularizar com o filme estrelado pela impecável Margot Robbie, sobre a boneca mais famosa do mundo.

Leia também

Além da estética, o Botox é usado também em tratamento de doenças como a microcefalia e espasmos musculares. Isso ocorre devido à sua capacidade de impedir a contração sendo muscular.

Uma dessas novidades é o tratamento da dor causada pelo vírus do herpes zoster, em pacientes que tiveram a doença, mas que persistiram com a dor após a resolução do herpes zoster (também conhecido como cobreiro).

A toxina botulínica, do tipo A foi relatada como opção viável para o tratamento das fortes dores que podem ser geradas por um grau de bruxismo (nome que se dá ao ranger de dentes severo em alguns pacientes durante o sono. Neste caso, a capacidade do Botox de reduzir a ação muscular é a chave para que as dores relacionadas à excessiva contração sejam controladas.

Também vem sendo muito usado para o controle de enxaqueca crônica, na espasticidade pós AVC, na dor neuropática, no espasmo hemifacial e a sialorréia, que é excesso de saliva.

Contudo, sempre importante lembrar. As gotinhas milagrosas possuem um efeito temporário no organismo. E isso varia de pessoa para pessoa.

Para algumas, a aplicação da toxina botulínica dura até seis meses. Para outras, o efeito passa mais rápido. Porém, a grande diferença não está na toxina, e sim em cada organismo e na forma como ele vai reagir.

Cintia Marques

Cirurgiã dentista, Bióloga, Biomédica, especialista em Harmonização Facial e mestre em Saúde Pública.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas