Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Os milagres do Botox; leia o artigo!

Botox evita que a informação nervosa chegue aos músculos


			
				Os milagres do Botox; leia o artigo!
Cintia Marques é cirurgiã dentista. Arquivo pessoal

Quem procura procedimentos estéticos não é apenas uma pessoa vaidosa, mas alguém que deseja se sentir melhor consigo mesmo, dar um up na autoestima. E, neste nosso meio, poucos produtos são tão populares como a toxina botulínica, popularmente conhecida como botox. Ela é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium Botulinum e é uma das substâncias mais importantes e efetivas para o rejuvenescimento facial. Historicamente, a ciência estuda formas de prolongar a vida e nos livros e na cultura são incontáveis exemplos do desejo de encontrar uma fonte da juventude. É aí que literalmente o Botox opera seus milagres.

O Botox evita que a informação nervosa chegue aos músculos. É assim que ele opera sua façanha, como a diminuição de rugas, mas seu uso está amplamente disseminado, não se resumindo apenas a técnicas no rosto. Um dos procedimentos que está se popularizando é o BarbieBotox, nome dado à aplicação de toxina botulínica no músculo trapézio para diminuí-lo e dar impressão de um pescoço mais alongado e fino. O nome está, obviamente, ligado à boneca que voltou a se popularizar com o filme estrelado pela impecável Margot Robbie, sobre a boneca mais famosa do mundo.

Leia também

Além da estética, o Botox é usado também em tratamento de doenças como a microcefalia e espasmos musculares. Isso ocorre devido à sua capacidade de impedir a contração sendo muscular.

Uma dessas novidades é o tratamento da dor causada pelo vírus do herpes zoster, em pacientes que tiveram a doença, mas que persistiram com a dor após a resolução do herpes zoster (também conhecido como cobreiro).

A toxina botulínica, do tipo A foi relatada como opção viável para o tratamento das fortes dores que podem ser geradas por um grau de bruxismo (nome que se dá ao ranger de dentes severo em alguns pacientes durante o sono. Neste caso, a capacidade do Botox de reduzir a ação muscular é a chave para que as dores relacionadas à excessiva contração sejam controladas.

Também vem sendo muito usado para o controle de enxaqueca crônica, na espasticidade pós AVC, na dor neuropática, no espasmo hemifacial e a sialorréia, que é excesso de saliva.

Contudo, sempre importante lembrar. As gotinhas milagrosas possuem um efeito temporário no organismo. E isso varia de pessoa para pessoa.

Para algumas, a aplicação da toxina botulínica dura até seis meses. Para outras, o efeito passa mais rápido. Porém, a grande diferença não está na toxina, e sim em cada organismo e na forma como ele vai reagir.

Cintia Marques

Cirurgiã dentista, Bióloga, Biomédica, especialista em Harmonização Facial e mestre em Saúde Pública.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

*Os artigos assinados são de responsabilidade dos seus autores, não representando, necessariamente, a opinião da Organização Arnon de Mello.

Relacionadas

X