Artigo | Dra. Daniela Rocha

O que a Harmonização OROFACIAL pode fazer por você?

Odontologia transformou o olhar da estética Facial

Dra. Daniela Rocha

Doutora em Implantodontia São Leopoldo Mandic/Campinas; Mestre em clínicas Integradas PUC/MG; Especialista em Periodontia UIT/Itaúna; Coordenadora e Speaker Curso De Harmonização Facial no MARC em Miami; Professora e Coordenadora do Curso de Especialização em Implantodontia ABO/Divinópolis; Professora e Coordenadora do Curso de Harmonização Facial na ABO/Divinópolis; Professora e Coordenadora do Curso de Harmonização Facial no núcleo em BH; Professora e Coordenadora da residência em Harmonização Facial no núcleo em BH; Membro da SBTI (Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais); Premiação Categoria Hatton no Congresso da SPBqo; Apresentação de pesquisa no Congresso da IADR em Toronto/Canada; Proprietária do Ateliê OroFacial/Divinópolis MG @orofacialatelie; Coordenadora do curso CTA de Harmonização Facial Unidades Campinas, Salvador, BH e MARC de São Paulo.

A Harmonização Orofacial é reconhecida como uma especialidade da odontologia desde 2019 (Resolução 198/2019  do Conselho Federal de Odontologia), desde então vemos através das mídias uma explosão de casos publicados mostrando mudanças Faciais em busca pelo equilíbrio e Harmonia.

SIM!!! A Odontologia fez isso!

A Odontologia transformou o olhar da estética Facial. Isto porque trabalhar com a estética e as alterações faciais já era uma rotina para nós dentistas nas áreas de estética e prótese, ortodontia e cirurgia. Escolher um simples formato de dente voltava a atenção para os traços faciais, a ortodontia já olhava o perfil facial e as dimensões faciais, e de uma simples cirurgia gengival a uma cirurgia ortognática onde se realizava a nova oclusão, através de avanços de maxila, retração de mandíbulas e aumento de mento, sem falar no restabelecimento da dimensão vertical um pré-requisito inicial para se tratar as rugas periorais.

Como se dizia o nosso querido Ivo Pitanguy “o paciente já rejuvenesce pelo sorriso”

E hoje nós dentistas podemos através de todos esses procedimentos orais e faciais realizar uma avaliação Facial tanto em pacientes jovens quanto em pacientes mais velhos e tratar através da harmonização orofacial, falhas de desenvolvimento ósseo, tanto com cirurgias reconstrutivas mas também oferecer ao paciente que não queira, realizar cirurgia, um recurso que seria os preenchedores faciais que aumentam o volume das regiões onde queremos realçar e que necessitam de volume, devido a falta de desenvolvimento facial, trazendo harmonia, equilíbrio, autoestima, confiança aos jovens de uma forma simples e sem cirurgia.

Envelhecer hoje se tornou mais fácil, eu diria até mais leve e Feliz! quantos recursos na área da odontologia e tb na área facial, reabilitações com implantes dentais, restabelecem uma nova oclusão e uma nova dimensão vertical, temos recursos e tratamentos como os preenchedores faciais, os bioestimuladores de colágeno, os fios faciais, todos esses tratamentos sozinhos ou associados melhoram todos as reabsorções e ptoses que ocorrem no envelhecimento. Rejuvenescimento!!! Seria a palavra do Momento, quem não quer voltar a uns anos, em horas, alí num consultório?

Vivemos um grande momento não só os dentistas mas, principalmente nossos pacientes ,que podem desfrutar deste momento, com todos esses tratamentos disponíveis e o mais importante englobados como um todo, visto de uma forma ampla, trabalhado e analisado toda a face através da Harmonização OROFACIAL.