Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARTIGOS

O que a guerra na Ucrânia tem a ver com a sua saúde mental?

A guerra na Ucrânia tem deixado rastros trágicos não só naqueles territórios, mas no mundo todo. Muitas pessoas têm falado sobre o quão difícil tem sido, mesmo morando em lugares do outro lado do mundo, de acompanhar esses últimos acontecimentos entre os países Russo e Ucraniano.

Depois de (finalmente!) estarmos chegando ao fim da temporada de uma das séries mais desafiadoras que já assistimos/vivenciamos antes, ~ a pandemia ~, ver o mundo entrar em guerra não é lá um final que esperávamos depois desses 2 anos. Não é de se surpreender que emoções já conhecidas voltem a nos assombrar, pois o mundo não tem nos dado descanso.

Leia também

Sintomas de estresse, ansiedade e insônia, por exemplo, podem voltar à tona nesse momento que estamos acompanhando essa tragédia internacional – e está muito errado quem acha que, o que acontece fora da nossa casa, não interfere na nossa vida. Fazemos parte de um contexto e não existimos longe dele!

Por isso, é importante frisar: a nossa saúde emocional é afetada por muito mais do que os olhos podem ver. Violência urbana na sua cidade, polarizações políticas do país e do mundo, pandemia mundial, guerra internacional e tantas outras coisas. Toda elas, das mais próximas às mais distantes do nosso dia-a-dia, impactam na nossa saúde mental, pois afetam nosso senso de justiça, de segurança e comprometem a previsibilidade do futuro. Ignorar isso é negar que somos seres sociais, coletivos e totalmente inseridos em um contexto.

Não se sinta mal por sofrer por quem você não conhece ou se preocupar com problemas que parecem distantes. Censurarmos nosso desconforto psicológico – por qualquer que seja o motivo – é criar um novo problema para nós mesmos. Por isso, se você tem percebido mudanças na sua vida emocional por conta de acontecimento mundiais, políticos e sociais, calma: isso só quer dizer que você se importa com o mundo que você vive. Contudo, se isso ganhar proporção, busque auxílio de um profissional de um(a) psicólogo(a) ou psiquiatra.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas