Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

O lado oculto do Ozempic

Medicamento é um dos mais procurados nos consultórios médicos e farmácias


			
				O lado oculto do Ozempic
Tuane Ferreira da Silva é nutricionista. Arquivo pessoal

Atualmente, a Semaglutida, popularmente conhecida como Ozempic, é um dos medicamentos mais procurados nos consultórios médicos e farmácias não só no Brasil como no mundo todo. Seu uso inadvertido virou uma verdadeira “epidemia”.

O Ozempic é um agonista do receptor de GLP-1, inicialmente desenvolvido para o tratamento do diabetes tipo 2. O GLP-1 é um hormônio que aumenta a secreção de insulina e inibe a liberação de glucagon, ajudando a regular os níveis de glicose no sangue após a ingestão de alimentos. Além disso, o GLP1 desacelera o esvaziamento gástrico e promove uma sensação de saciedade prolongada, o que auxilia no controle do apetite, na ingestão calórica e, consequentemente, na perda de peso. A perda de peso induzida por esse medicamento está associada à redução da pressão arterial, dos níveis de LDL e dos triglicerídeos, além de uma melhora na resistência à insulina.

Leia também

Embora o Ozempic ofereça benefícios significativos para a perda de peso e controle das comorbidades, é importante destacar que seu uso sem controle médico adequado pode levar a diversos problemas. Distúrbios psiquiátricos como ansiedade, depressão e pensamento suicida foram relacionados a seu uso. Um estudo recente na JAMA Ophthalmology (Journal of the American Medical Association), associou o uso da Semaglutida à neuropatia óptica, condição que pode levar à cegueira irreversível. Além desses um dos efeitos adversos mais graves é a pancreatite, podendo levar o paciente inclusive a óbito.

Como Nutricionista e profissional da área da saúde, é meu dever alertar a população sobre a importância de buscar acompanhamento médico e nutricional adequado. A busca incessante por um corpo idealizado e pela elevação da autoestima pode ter um alto custo se não for feita de forma responsável. Uma educação nutricional, associada a atividade física, pode levar ao corpo desejado de maneira saudável, alcançando um estilo de vida equilibrado, melhorando a saúde física e mental, além de um processo gradual e natural de perda de peso. Vale ressaltar que o emagrecimento rápido induzido por medicações pode comprometer a estética, resultando em uma aparência envelhecida e flácida, como o popular “rosto de Ozempic.” Portanto, é fundamental refletir sobre o que se deseja e como alcançar esse objetivo levando em conta riscos desse processo.

Nutricionista Tuane Ferreira da Silva (CRN9/20007)

Email: [email protected].

Instagram @tuaneferreira.s.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

*Os artigos assinados são de responsabilidade dos seus autores, não representando, necessariamente, a opinião da Organização Arnon de Mello.

Relacionadas

X