Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARTIGOS

Microfisioterapia, você sabe o que é? E os benefícios que traz?

Tratamento complementar para quem busca saúde integral

Microfisioterapia - tratamento complementar para quem busca saúde integral. Técnica de terapia manual desenvolvida na França na década de 80. Age na prevenção, diagnóstico e tratamento das disfunções corporais e somatoemocionais. Por meio de toques manuais suaves em partes específicas do corpo, baseado em mapas corporais pré-existentes, busca local de alteração do ritmo vital da pele, ou seja, ponto de cicatriz patogênica. A cicatriz patogênica nada mais é que o registro a nível celular de um agente agressor, seja ele um agente físico, químico, tóxico ou emocional, que seu corpo não conseguiu se defender de maneira satisfatória, gerando um registro na célula, o que promove alteração na vitalidade de tecidos, podendo ser responsável por diversos sintomas ou sensações corporais.

Tem como embasamento teórico-científico a embriologia, anatomia, filogênese e ontogenia e, como princípio, a correção homeocausal. Assim, apresenta ao corpo a causa primária da disfunção, este reconhece e solta a lesão, estimulando o sistema natural de recuperação dos desequilíbrios, enfim, sua autocura.

Leia também

Os registros celulares de memórias agressoras, pode ocorrer desde o período da préconcepção (ocorre em até 72 dias antes da concepção) são baseados em informação vivenciada pelo casal neste período. Período Fetal (corresponde a fase gestacional, infância, adolescência, ou seja até os dias atuais de sua vida), engloba também a hereditariedade familiar, memórias que o indivíduo pode trazer de até 4 gerações anteriores de seu pai ou sua mãe. Período Transgeracional, corresponde ao seu terreno. Já o Transpessoal, são as memórias que não estão inscritas no DNA , que ocorrem devido ao campo morfogenético.

A técnica é indicada para todas as idades, desde o recém-nascido. Como não existe contraindicação, mesmo aqueles que não apresentam nenhuma queixa física ou emocional, podem e devem realizar uma sessão de maneira preventiva. Entre as indicações de maior procura estão:

- Dores musculares e articulares

-Fibromialgia

-Ansiedade, medos, fobias, depressão

-Distúrbios do sono

-Cefaleia, enxaqueca

-Alergias, rinite, asma, bronquite, sinusite

-Deficit de atenção, hiperatividade, autismo

-Traumas físicos

-Traumas emocionais

-Problemas estomacais, intestinais, renais...

Por ser uma técnica integrativa, ela cuida em sua integralidade, não se prendendo apenas à queixa principal, trata o todo e age na causa primária, auxiliando no reequilíbrio corporal, fazendo com que os sintomas regridam no decorrer dos dias, trazendo a sensação de bem estar de volta.

Dra. Veruska Buarque Ferro. Fisioterapeuta. Graduada em 2007 pelo CESMAC-Al.

Pós-Graduada em Fisioterapia traumato-ortopédica com ênfase em terapia manual pela Castelo Branco-RJ.

Formação em pilates pela Fisiociência. Formação em microfisioterapia avançada pelo Instituto Salgado Saúde Integral.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas