Imagem
Menu lateral
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3

Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARTIGOS

Mês de conscientização da escoliose

Conscientização da escoliose é fundamental para que o diagnóstico da doença ocorra precocemente


				
					Mês de conscientização da escoliose
Escoliose afeta até 3% da população mundial de 0 a 18 anos.

A conscientização da escoliose é fundamental para que o diagnóstico da doença ocorra precocemente, permitindo que o tratamento aconteça nas fases iniciais do problema, sendo maiores as chances de ter um bom resultado e melhora na qualidade de vida.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a escoliose afeta até 3% da população mundial de 0 a 18 anos e ocorre, geralmente, na adolescência. Ela costuma se manifestar durante os estirões de crescimento da infância, acometendo mais meninas do que meninos.

Leia também

A escoliose é uma deformidade tridimensional da coluna vertebral e ocorre quando há um desvio lateral da coluna superior a 10 grau. A condição é diversa, sem causa definida. O tratamento precoce é a chave para controlar a progressão da doença, inclusive, de evitar cirurgias. Nenhum caso é igual ao outro, cada pessoa é uma pessoa, cada um pode evoluir de uma forma diferente. É muito importante individualizar cada caso.

O tratamento pode variar de acordo com a gravidade da curvatura, do desvio e com o tipo de escoliose, podendo ser indicado a realização de fisioterapia especifica, uso de colete ou a realização cirurgia, em casos mais graves.

Ela não tem cura e muitas vezes é silenciosa e progressiva, mas há diversas formas de tratamento. A principal ferramenta contra essa condição é a INFORMAÇÃO, o que facilita o diagnóstico precoce, permitindo um rápido encaminhamento para o tratamento adequado.

A prevenção e o tratamento começam com a conscientização. Quanto mais pessoas souberem sobre escoliose, mais fácil será para detectar e tratar essa condição precocemente.

Pollyanna Barbosa

Fisioterapeuta

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas