Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARTIGOS

Maternidade intencional: como inserir os seus filhos na rotina do lar

Artigo de hoje é para fazer você refletir: será que os seus filhos já não são capazes de fazer algumas dessas atividades sozinhos?

Existem muitos hábitos que entraram na nossa vida por necessidade e não por que planejamos implantá-los. Se você é mulher e mãe, provavelmente teve que aprender os cuidados básicos com uma criança. Cuidados de sono, higiene, alimentação e uma mínima organização do seu ambiente de convivência com o seu filho na sua casa. Talvez no início você não soubesse direito o que fazer ou como fazer, mas com o passar do tempo, você fez várias vezes as mesmas coisas que fizeram disso um hábito na sua vida.

No entanto, o artigo de hoje é para fazer você refletir: será que os seus filhos já não são capazes de fazer algumas dessas atividades sozinhos? Deveríamos criar os nossos filhos para serem independentes e proativos na sociedade e não indivíduos passivos, sempre esperando que outra pessoa faça algo por eles. E a melhor forma de aprender isso é em casa com o apoio da família, pois para aprender eles precisam ver como se faz, fazer sozinhos sob supervisão e serem incentivados sem punição.

Leia também

O primeiro passo para isso acredito que seja mostrar como fazer. Os filhos sempre se espelham nos pais e querem ser inseridos nas atividades que os pais executam, porém como queremos agilidade e praticidade na execução de tarefas que às vezes julgamos chatas, não incluímos os nossos filhos deixando-os à parte, sem paciência para mostrar como deveria ser feito.

O segundo passo seria fazer junto. Não apenas mostrar como fazer, mas incluir o seu filho na atividade cotidiana para que ele se sinta importante e parte ativa da família. Nesse momento exerça a paciência e mantenha o equilíbrio. Por vezes serão necessárias mais de uma vez para que ele aprenda e se encoraje a fazer essa atividade de forma correta e sem ajustes.

Elogie cada esforço e mostre o quanto você está feliz e orgulhosa daquela pequena vitória. Os nossos filhos precisam de palavras de incentivo e fazem tudo para conquistar um pouco da nossa atenção. Às vezes as birras e choros nada mais são do que a busca de um pouco de atenção dos pais. Logo, o reconhecimento de cada esforço dos seus filhos nas atividades domiciliares vai tornando-os capazes enquanto avançam no desenvolvimento das atividades à medida que ganham experiência.

O terceiro e último passo é permitir que façam sozinhos, quando se sentirem preparados para isso. Essa etapa é muito importante para que se sintam seguros, capazes e confiantes. Lembrando que existem tarefas adequadas para cada faixa etária no que diz respeito a limpeza e organização do ambiente familiar. Cabe a cada família dentro do seu contexto desenhar o seu quadro personalizado de atividades, selecionando quem irá executar cada uma delas e com que frequência os seus filhos irão realizar.

O mais importante de tudo isso é a forma como você vai inseri-los nessas atividades. Se você já não gosta de realizar tarefas domiciliares, transmitindo sem perceber, esse sentimento ruim para os seus filhos e ainda obrigando-os a executar essas tarefas, provavelmente haverá uma grande chance de que eles procrastinem na realização das mesmas por não entenderem a importância disso. Mostre para seu filho que a casa é de todos e que ele faz parte dela. Faça-o ter senso de pertencimento. Com certeza, isso fará toda a diferença.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas