Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARTIGOS

Jejum Intermitente é para todos?

Em primeiro lugar precisarmos entender o que são transtornos alimentares (TA). São doenças psiquiátricas. Sendo assim, o nutricionista precisa identificar que o paciente está vivenciando determinada condição de ordem psíquica. Logicamente que é um trabalho integrado com psicólogo e psiquiatra, pois esses especialistas irão fechar o diagnóstico.

E dentro deste cenário, será que dietas restritivas, em termos de intervalos longos entre uma refeição e outra, seriam indicadas para quem sofre com transtornos alimentares? Ou seria um gatilho, para despertar ainda mais uma compulsão ou bulimia nervosa, por exemplo?

Leia também

O Jejum Intermitente, tão em voga, pode ser uma estratégia pontual com alguns pacientes, para ser adotada por um período, mas será que é para todos?Cabe ao nutricionista analisar o perfil de seu paciente, para que use ou não essa estratégia.

No caso de indivíduos que tenham uma predisposição ou um histórico de algum tipo de transtorno alimentar, uma compulsão alimentar, é preciso ligar o alerta vermelho!

Testes com ratos em laboratório já demonstraram que o JI demonstrou alterações em neurotransmissores, fazendo com que ingerissem ainda mais comida.

Ou seja, o nutricionista deve orientar seu paciente, sinalizando seu histórico de dieta ao longo da vida. Ainda que ele afirme que o JI ou uma dieta Low Carb funciona para ele, qual o motivo o levou então a buscar ajuda do nutricionista neste momento?

Nestes casos o JI pode ser um gatilho para desencadear o quadro de compulsão alimentar. Desta forma, a analise de cada caso se torna fundamental, para que essa estratégia não seja um “ tiro no pé” e se transforme em um gatilho para um transtorno alimentar latente ou adormecido naquela pessoa.

A mudança do pensamento do paciente é que irá mudar o padrão do comportamento alimentar.

Portanto, busque a ajuda de um profissional especializado, a fim de evitar problemas futuros com sua saúde, ao seguir uma "dieta da moda".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas