Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARTIGOS

Infertilidade Masculina

Como a infertilidade do casal é um problema tanto da mulher como do homem, é extremamente importante realizar a investigação dos dois (homem e mulher) concomitantemente

A infertilidade do casal corresponde a incapacidade de engravidar após um ano de tentativas frequentes sem uso de métodos anticoncepcionais. Esse tempo é reduzido para seis meses quando a mulher tem 35 anos ou mais, por conta da redução da fertilidade feminina observada a partir dessa idade. No mundo todo, 8 a 12% dos casais passaram por alguma dificuldade para engravidar. Estudos americanos mostraram que aproximadamente metade destes casais apresenta um fator masculino de infertilidade e até 30% dos casos tem o fator masculino como fator único na causa da infertilidade.

Como a infertilidade do casal é um problema tanto da mulher como do homem, é extremamente importante realizar a investigação dos dois (homem e mulher) concomitantemente. Desta forma, a avaliação conjunta permite cobrir causas de ambos os lados e possibilita aos profissionais, prover melhor proposta de tratamento ao casal.

Leia também

Então quais seriam os profissionais qualificados para a avaliação do casal infértil? No caso do homem, o médico urologista com especialização em Andrologia (Medicina Sexual e Reprodutiva) é o profissional mais capacitado para realizar a investigação e tratamentos necessários. No caso da mulher, a médica ginecologista com especialização em Reprodução Humana tem o mesmo papel do Andrologista no sexo oposto.

A avaliação da infertilidade masculina deve se basear em um tripé, que consiste na história clínica, exame físico e exames complementares. Muitas vezes o próprio paciente apresenta detalhes em sua história que permite ao Andrologista identificar fatores causadores de infertilidade. O exame físico permite a avaliação do desenvolvimento dos órgãos sexuais e os exames complementares auxiliarão no diagnóstico da causa a partir da suspeita clínica do Andrologista.

Dentre as causas mais frequentes de infertilidade masculina, podemos citar a Varicocele. A varicocele consiste na dilatação anormal das veias que drenam o sangue do testículo, o que pode causar alteração na função testicular, prejudicando a qualidade e quantidade de espermatozoides produzidos. Essa doença se manifesta após a puberdade e pode ser sintomática, se apresentando com sintomas de dor e desconforto testicular, diminuição do testículo e infertilidade masculina.

Outras causas de infertilidade masculina incluem deficiências hormonais, uso de anabolizantes, doenças genéticas, infecções do sistema reprodutor masculino, vasectomia, história de testículo não descido e doenças do sistema imune. Infelizmente, apesar dos avanços na área nas últimas décadas, aproximadamente 20-30% dos casos ainda apresentam causas de infertilidade inexplicadas. Possivelmente existem fatores genéticos desconhecidos que contribuem para essa fatia de homens inférteis.

Uma vez feita a hipótese diagnóstica, exames complementares incluindo o espermograma (análise do líquido seminal), exames de sangue com perfil hormonal e ultrassom da bolsa escrotal irão auxiliar no diagnóstico e planejamento do tratamento do casal.

Se você e sua parceira estão passando por problemas parecidos, marque uma consulta com o Andrologista.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas