Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARTIGOS

Gestão Humanizada

A gestão humanizada vem cada vez com mais força para dentro das empresas. Tendo um papel importante na manutenção de um ambiente de trabalho de qualidade, ela considera a subjetividade dos colaboradores, vendo-os como indivíduos únicos - com suas particularidades, desejos, expectativas e dificuldades, prezando o bem-estar das pessoas.

Isso não significa que não haja cobrança de metas e resultados, pois, pelo contrário, irá propiciar um ambiente seguro, inclusive emocionalmente, e maior aproximação entre empresa e seus colaboradores. Porém, a exigência dos altos níveis de produtividade não deve impactar de forma negativa no clima organizacional.

Leia também

A gestão mais voltada ao ser humano se tornou a melhor estratégia para alinhar a satisfação pessoal do time aos objetivos da organização. Valorizar os profissionais, tratando-os de forma meritocrática, é essencial para que os processos sejam eficazes e a empresa caminhe rumo às suas metas.

Por conseguinte, a gestão torna-se mais próxima e empática e as pessoas passam a ser peças fundamentais para o desenvolvimento organizacional. Dessa forma, tal visão faz com que as equipes se tonem mais motivadas no desempenho do seu trabalho, alcançando maior eficiência e produtividade, uma vez que colaboradores satisfeitos trabalham melhor e produzem mais. É uma via de mão dupla, com beneficiamento mútuo.

A humanização dos processos produtivos e da gestão se dá através dos seguintes pilares:

Observação – observar a todos os envolvidos no processo, suas demandas e necessidades no ambiente de trabalho.

Comunicação – comunicar-se de forma clara e transparente sobre o que acontece dentro da empresa.

Aproximação – criar conexões e relações de confiança entre líderes e liderados.

Adaptação – capacidade de abertura para mudanças, implantando novas ideias que impactem no dia a dia da empresa de maneira positiva.

Os benefícios do modelo de gestão humanizada são concretos e vão desde a satisfação do colaborador com a empresa, gerando maiores resultados e menor rotatividade, até a manutenção da favorabilidade do clima, trazendo indiretamente ganho financeiro.

É importante não confundirmos a gestão humanizada com uma gestão complacente, baseada somente nas emoções e ações voltadas ao desejo de agradar aos outros para não se indispor. Essa postura prejudica diretamente o objetivo organizacional como um todo, enquanto a humanizada o impulsiona.

As organizações têm desenvolvido junto às suas áreas de Gestão de Pessoas, um papel estratégico na condução da cultura humanizada. Assim, a proximidade junto às lideranças vai desconstruindo a velha ideia de hierarquia engessada, e o “chefe” gradativamente vai dando lugar ao novo líder, que é aquele que estimula e inspira a equipe em busca de resultado, fazendo uso da flexibilidade em favor de todos e entendendo e facilitando o desenvolvimento de cada um.

Gerir um time de alta performance requer conhecê-lo com maior profundidade, e somente através da aproximação é possível saber se estão bem, se há algum tipo de insatisfação, se o clima é bom ou, ainda, se a gestão humanizada está funcionando.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas