Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARTIGOS

Faça do rótulo dos alimentos um aliado para a sua saúde

Nutricionista Júlia Fernandes mostra que a leitura dos rótulos pode garantir uma alimentação mais saudável e evitar que você caia em “armadilhas".

Quantas vezes você já se deparou com alguém lendo o rótulo de um alimento, antes de colocá-lo no carrinho de compras? Poucas, não é verdade? Mas saiba que a leitura dos rótulos de qualquer embalagem é fundamental para que você entenda o que está comprando e o que irá consumir. Apesar de parecer algo simples, a maioria das pessoas não está atenta na hora da compra e, por muitas vezes, faz escolhas alimentares que não contribuem com a sua saúde, escolhendo alimentos ricos em açúcares, farinhas refinadas, conservantes, corantes, entre outros elementos que nem sempre fazem bem ou atendem às suas necessidades nutricionais.

Para entender o que de fato você está comprando é preciso aprender a ler a tabela nutricional e a lista de ingredientes. Em princípio, o que você precisa entender sobre esses dois pontos?

Leia também

A tabela nutricional informa ao consumidor sobre a composição do alimento e a quantidade de nutrientes que ele contém. Observe sempre, logo na primeira linha da tabela, a qual porção os valores se referem. Na maior parte das vezes a tabela representa valores de apenas uma parte do conteúdo da embalagem. Num pacote de biscoitos, por exemplo, é comum a tabela se referir a uma porção de três unidades do biscoito e não do pacote inteiro.

Em seguida, fique de olho nos principais nutrientes, onde normalmente encontramos: carboidratos, proteínas, gorduras totais (soma de todos os tipos de gorduras presentes no alimento: saturada, insaturada, poli-insaturada e trans). A gordura saturada é encontrada em alimentos como carnes, leite e derivados, e óleos de origem vegetal. Já a gordura trans deve ter seu consumo reduzido, pois eleva o risco de problemas cardiovasculares. Observe também fibra alimentar, sódio, vitaminas e minerais.

Além da tabela nutricional, outro ponto fundamental para analisar a qualidade do alimento é a lista de ingredientes, é na sua leitura e interpretação que conseguimos fazer uma análise crítica para não nos deixarmos enganar. A lista de ingredientes é escrita em ordem decrescente, ou seja, o primeiro item é sempre o que se encontra em maior quantidade e o último é o menos presente.

Saber interpretar as informações contidas nos rótulos é essencial para não cair em algumas armadilhas. Agora que você já sabe um pouco mais, fique atento! Leia com atenção os rótulos, faça boas escolhas na hora das compras e garanta mais saúde para você e sua família.

Júlia Fernandes é nutricionista pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e pós-graduanda em nutrição clínica funcional pela VP - Centro de nutrição funcional (São Paulo-SP).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas