Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARTIGOS

Estresse e calor podem agravar as dermatites

Fatores emocionais podem agravar estado da doença

Pele ressecada, descamando, avermelhada e muita coceira. Este é um cenário típico de dermatite, um tipo de inflamação na pele que acomete pessoas de várias idades e de ambos os gêneros. Existem vários tipos: a dematite atópica, que acomete muito as crianças; a seborreica, em que mulheres e principalmente os homens, são acometidos, na face, couro cabeludo, dando aquela descamação indesejada na raiz dos cabelos (a conhecida caspa); a psoríase, que em sua maioria das vezes acomete os joelhos e os cotovelos, causando muito prurido e desconforto ao paciente e por fim, existe a dermatite de contato, muito prevalente agora nessa época que estamos vivendo passando álcool em gel na mão o tempo todo, sabonete ou produto de limpeza.

O hábito de tomar banho quente e demorado pode agravar os sintomas da doença. “O ideal para nossa pele seria tomar banho morno e rápido”, aconselha. Ela sugere ainda usar pouco sabonete, dando prioridade para axilas, área íntima e pés, e dispensar o uso de buchas, mesmo as mais suaves. Deve-se fazer o uso de toalhas macias após o banho, evitando a fricção ao se enxugar, e, caso a pessoa tome mais de um banho por dia, usar sabonete apenas em uma ocasião.

Leia também

É de grande importância o uso de hidratantes: “Dê preferência a produtos de boa qualidade, sem perfume, e passe logo após se enxugar. Evite esperar muito tempo para hidratar a pele, pois a eficácia diminui”.

A dermatite atópica prevalece muito em crianças e o famoso banho de banheira pode agravar esse quadro. Nestes casos, é recomendado que os pais diminuam tanto a frequência quanto o tempo deste tipo de banhos. “O ideal é dar preferência a banhos no chuveiro”.

Fatores emocionais:

Estas doenças têm um componente psicossomático importante e o estresse tem piorado bastante o estado desses pacientes. “O estresse tem o poder de alterar até algumas taxas hormonais, influenciando bastante na pele do paciente”.

A importância de um tratamento multidisciplinar, inclusive com a adoção de uma alimentação balanceada. “O acompanhamento com psicóloga é fundamental para essa melhora. Falar dos sentimentos, exteriorizar algumas emoções é um ponto chave no tratamento. Bater um papo com uma amiga, ouvir uma boa música, tirar um tempo pra si é ótimo para aumentar a autoestima e ainda melhora o quadro da dermatite, claro, conjugado com a disciplina de usar o que o dermatologista recomendou”.

Drª Marina Cintra | Médica dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia | CRM 138310 RQE

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas