Esteticista e Cosmetóloga pós graduada em Biomedicina Estética
Divulgação
Quando se fala em melasma surgem muitas dúvidas, principalmente sobre as causas e quais os tratamentos. Então vamos do início, melasma se caracteriza por manchas em tom acastanhado que acomete a parte frontal da face mas também pode surgir no colo e braços. As mulheres são as que mais apresenta o caso, mas também pode ocorrer nos homens. O melasma é multifatorial, ou seja, não se sabe dizer ao certo a causa, mas alguns fatores devem ser considerados, uso de anticoncepcionais e algumas outras medicações, fatores hormonais, predisposição genética, e claro a exposição ao sol e a luz visível sem devida proteção. Quando aparece durante a gestação chamamos de cloasma gravídico. É muito importante entender que essa condição também é agravada pelo calor, isso mesmo, banho muito quente, secador de cabelo e até mesmo o calor das panelas enquanto você prepara uma refeição pode estar agravando o caso.
É de extrema importância procurar um profissional que te auxilie no tratamento após ser feito o diagnóstico. Melasma não é e não pode ser tratado como uma mancha comum, pois se trata de uma doença e assim deve ser considerada. Melasma tem cura ? Apesar do melasma ser uma doença crônica o prognóstico para a maioria dos casos é bom, tratando corretamente e tomando todos os cuidados diariamente conseguimos obter uma melhora significativa do caso. Mas lembre-se, os cuidados devem ser constantes para uma manutenção do tratamento recomendado pelo especialista.
O mais importante é evitar os fatores que são gatilhos para as manchas e o uso do protetor solar é imprescindível, sendo necessário reaplicar ao longo do dia com finalidade de evitar o estímulo para a produção do pigmento. Antes de iniciar qualquer tipo de tratamento deve se levar em consideração qual o grau histológico desse pigmento que pode ser classificado em três tipos, com base na distribuição de melanina na mancha.
Classificação de melasma
1-Epidérmico O depósito da melanina concentra-se na epiderme, camada protetora e superficial da pele;
2-Dérmico A mancha atinge a derme, camada intermediária da pele;
3-Misto Quando o depósito de melanina atinge tanto a derme quanto a epiderme. Tratamento: Após ser devidamente identificado e diagnosticado podem ser realizados alguns tratamentos para cada caso em específico como: - uso de medicamentos tópicos, com cremes a base de ácidos; - uso de medicamentos orais; - peeling; - aplicação tópica ou oral de vitaminas; - interrupção da exposição solar intensa. Lembre-se qualquer tipo de procedimento deve ser prescrito e utilizado corretamente de acordo com um profissional, a utilização e tratamentos caseiros de produtos por conta própria e sem orientação adequada podem agravar o caso