Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARTIGOS

Esteticista e Cosmetóloga pós graduada em Biomedicina Estética

Quando se fala em melasma surgem muitas dúvidas, principalmente sobre as causas e quais os tratamentos. Então vamos do início, melasma se caracteriza por manchas em tom acastanhado que acomete a parte frontal da face mas também pode surgir no colo e braços. As mulheres são as que mais apresenta o caso, mas também pode ocorrer nos homens. O melasma é multifatorial, ou seja, não se sabe dizer ao certo a causa, mas alguns fatores devem ser considerados, uso de anticoncepcionais e algumas outras medicações, fatores hormonais, predisposição genética, e claro a exposição ao sol e a luz visível sem devida proteção. Quando aparece durante a gestação chamamos de cloasma gravídico. É muito importante entender que essa condição também é agravada pelo calor, isso mesmo, banho muito quente, secador de cabelo e até mesmo o calor das panelas enquanto você prepara uma refeição pode estar agravando o caso.

É de extrema importância procurar um profissional que te auxilie no tratamento após ser feito o diagnóstico. Melasma não é e não pode ser tratado como uma mancha comum, pois se trata de uma doença e assim deve ser considerada. Melasma tem cura ? Apesar do melasma ser uma doença crônica o prognóstico para a maioria dos casos é bom, tratando corretamente e tomando todos os cuidados diariamente conseguimos obter uma melhora significativa do caso. Mas lembre-se, os cuidados devem ser constantes para uma manutenção do tratamento recomendado pelo especialista.

Leia também

O mais importante é evitar os fatores que são gatilhos para as manchas e o uso do protetor solar é imprescindível, sendo necessário reaplicar ao longo do dia com finalidade de evitar o estímulo para a produção do pigmento. Antes de iniciar qualquer tipo de tratamento deve se levar em consideração qual o grau histológico desse pigmento que pode ser classificado em três tipos, com base na distribuição de melanina na mancha.

Classificação de melasma

1-Epidérmico O depósito da melanina concentra-se na epiderme, camada protetora e superficial da pele;

2-Dérmico A mancha atinge a derme, camada intermediária da pele;

3-Misto Quando o depósito de melanina atinge tanto a derme quanto a epiderme. Tratamento: Após ser devidamente identificado e diagnosticado podem ser realizados alguns tratamentos para cada caso em específico como: - uso de medicamentos tópicos, com cremes a base de ácidos; - uso de medicamentos orais; - peeling; - aplicação tópica ou oral de vitaminas; - interrupção da exposição solar intensa. Lembre-se qualquer tipo de procedimento deve ser prescrito e utilizado corretamente de acordo com um profissional, a utilização e tratamentos caseiros de produtos por conta própria e sem orientação adequada podem agravar o caso

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas