Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARTIGOS

ENTENDENDO A OBESIDADE

Pessoas obesas têm muito mais chances de desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares e diabetes, entre outras

Será que os problemas que a obesidade causa são somente físicos? E o impacto emocional? Já parou para pensar nisso?

Hoje vamos falar da obesidade e como essa doença impacta na sua saúde mental.

Leia também

Obesidade

Pessoas obesas têm muito mais chances de desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares e diabetes, entre outras.

É importante você já ter em mente que a obesidade vai muito além do físico. E você deve tomar consciência de todos os males provocados por ela para entendê-la melhor e, assim, poder combatê-la.

Os danos trazem consequências, principalmente, emocionais, que geram mais impacto negativo em sua vida do que os físicos, aos quais estamos mais acostumados.

Mas como ela impacta na sua saúde mental? Você já refletiu sobre isso? Vem comigo!

O impacto da obesidade na saúde mental

Muitas vezes, esquecemos de nos cuidar, de perceber os sinais que o nosso corpo e mente estão nos dando.

As doenças mentais podem ser consequências da obesidade ou então serem a motivação para te levar ao desenvolvimento dessa doença. A depressão, a ansiedade e os transtornos de compulsão alimentar são sintomas comuns e devem ser avaliados de forma multidisciplinar, por um psicólogo, inicialmente, que pode aliar-se a outros profissionais.

Tem dias que não estamos bem, parece que tudo dá errado em nossa vida e acabamos só vivendo estressados. E como mudar esse sentimento? Mesmo que seja por pouco tempo? Muitas pessoas fazem esses questionamentos e acabam comendo para compensar as experiências negativos.

Comer aumenta a nossa endorfina e serotonina, hormônios responsáveis pela felicidade, prazer e bem-estar. Isso acaba criando um ciclo vicioso, porque gera uma compulsão alimentar, tudo em busca desse momento de satisfação no dia ou para se sentir completo.

Vamos refletir agora sobre o medo mais profundo e como isso pode estar interligado com a obesidade.

Momento de reflexão

Qual é o seu medo mais profundo?

Talvez você responda: ficar doente devido à obesidade ou ter um câncer pela obesidade, não é mesmo?

Hoje sabemos que as pessoas obesas têm 60% de chance a mais de desenvolver algum tipo de câncer em decorrência de questões hormonais envolvidas no excesso de gordura, como mostra um estudo divulgado recentemente por pesquisadores da Universidade de Berna.

Talvez o seu medo não seja ter câncer, e sim, que tenha medo de ter diabetes, de nunca mais conseguir emagrecer.

Você pode até responder que tem medo de não conseguir acompanhar o crescimento dos seus filhos, isso sem falar dos medos superficiais que não são fortes o suficiente para te fazer tomar uma atitude para mudar, porque muitos estão no futuro, e normalmente não nos preocupamos com ele. Mas, acredite, o futuro deveria ser a nossa maior preocupação quando estamos acima do peso.

Pode parecer cruel, mas tomar consciência do que você perde por estar acima do peso é um exercício que vai ajudá-lo a mudar o seu posicionamento diante daquilo que você quer na sua vida e para a sua vida. Apesar de doloroso, seja sincero e gaste um tempo fazendo essa reflexão. Ninguém gosta de perder nada na vida. Biologicamente, não fomos programados para perder.

Qual é o papel do psicólogo?

O psicólogo te ajuda a ter hábitos mais saudáveis, identificando e auxiliando nas doenças mentais como depressão, ansiedade e compulsão alimentar.

A psicoterapia busca promover o bem-estar físico, mental e social. Além disso, encoraja o desenvolvimento de uma imagem corporal positiva.

O primeiro passo para essa mudança é você que precisa dar. É importante perceber que essa doença é um problema e impacta muito na sua vida.

Cuide de você! Se ame e se torne a sua prioridade.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas