Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3

Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARTIGOS

Entenda os benefícios dela em diferentes fases da vida da mulher

Saúde pélvica é um aspecto fundamental do bem-estar geral de homens e mulheres em todas as fases da vida


				
					Entenda os benefícios dela em diferentes fases da vida da mulher
Fisioterapia pélvica tem ganhado cada vez mais adeptos devido à extensa gama de benefícios. Arquivo pessoal

A saúde pélvica é um aspecto fundamental do bem-estar geral de homens e mulheres em todas as fases da vida. Nas mulheres, essa prática ganha uma maior importância por ter grande influência positiva ao longo da jornada da maternidade, seja entre tentantes, gestantes e no momento pós-parto. Há alguns anos, essa área da saúde era vista com tabu, porém, atualmente, a fisioterapia pélvica tem ganhado cada vez mais adeptos devido à extensa gama de benefícios que oferece para quem busca melhorar a qualidade de vida.

“A fisioterapia pélvica é uma área que se concentra no tratamento de condições relacionadas à pelve, incluindo disfunções do assoalho pélvico, incontinência urinária, dor pélvica crônica, disfunções sexuais, dor na relação, constipação, endometriose, diástase, entre outras”, explica Cibele Santoli, fisioterapeuta especializada em Saúde da Mulher pela Santa Casa de São Paulo.

Leia também

A especialista afirma que muitas pessoas ainda não têm conhecimento sobre essa área da saúde e sobre os benefícios que ela pode trazer em todas as idades ao longo da vida. “É comum que as pessoas se preocupem em fortalecer grupos musculares mais evidentes e esqueçam a importância da musculatura do assoalho pélvico para uma vida mais saudável”, conta Cibele

Segundo a fisioterapeuta, na infância, essa fisioterapia auxilia no controle da incontinência urinária e fecal, além de contribuir para a correção da má postura. Já na adolescência, promove educação, prevenção e cuidado integral, incentivando o acompanhamento postural, fortalecimento do assoalho pélvico e identificação de possíveis problemas.

Considerando a idade adulta, a prática é essencial para o bem-estar sexual, tratamento e prevenção de prolapsos, incontinência urinária e fecal, e dor pélvica crônica. Na gestação ela é fundamental para o preparo do corpo. No pós-parto ajuda a recuperar a força e função pélvica prevenindo e tratando incontinências e prolapsos. Para o público 60+, a fisioterapia pélvica tem como foco a prevenção e tratamento da incontinência urinária e fecal, além do fortalecimento pélvico, melhorando a qualidade de vida e promovendo a independência.

“É importante que as pessoas tenham consciência da importância não só do tratamento logo nos estágios iniciais dos incômodos, mas também na prevenção, já que as dores causadas pelos problemas tratados pela fisioterapia pélvica podem influenciar diretamente na autoestima e na vida social de quem as sente”, finaliza Cibele.

Cibele Santoli | @cibelesantoli

Fisioterapeuta especializada em Saúde da Mulher pela Santa Casa de SP;

Atuação focada em Fisioterapia Pélvica;

Experiência com Tentantes, Gestantes e Pós-Parto;

Dedicada a promover saúde e bem-estar ao longo da jornada da maternidade;

Criadora de conteúdo sobre saúde da mulher e fisioterapia pélvica.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas