Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARTIGOS

Dentes e Prótese Dentária

A falta de dentes é um problema de saúde pública bem antigo dentro do território brasileiro.

Problemas, atualmente considerados simples, eram comumente tratados com extrações ou muito negligenciados, fazendo da perda dos dentes um evento cotidiano.

Leia também

Mas, apesar do avanço das técnicas e do esforço dos dentistas para manter os dentes saudáveis e/ou em uso, ao longo do tempo uma crença popular se espalhou rapidamente: “perder os dentes faz parte de envelhecer”.

Apesar de não estar errado, não é o envelhecimento em si que leva à perda dos dentes, mas o que acompanha esse processo. Com a idade, cáries e problemas gengivais como a periodontite se tornam os principais vilões das perdas dentárias.

Afinal, depressão, baixa auto-estima, mal posicionamento dentário e até mesmo desnutrição ou obesidade são apenas alguns dos poucos problemas que a falta dos dentes podem causar.

Para evita-los ou minimiza-los, surgem as próteses dentárias, aparelhos criados para preencher os espaços vazios deixados pelos dentes extraídos, feitas a partir de diversos tipos de materiais.

Fixas ou móveis, essas próteses começaram a ganhar espaço não por serem exatamente iguais aos dentes naturais, mas por lembrarem alguma semelhança a eles e recuperarem aspectos fundamentais do dia a dia, como: mastigação, fala e estética.

A melhora desses pontos não só resolveram vários problemas sociais, mas também contribuíram para a melhora de qualidade de vida das pessoas em um sentido geral, prevenindo doenças e promovendo saúde.

No entanto, seja qual for a prótese, cuidados de higiene pessoal sempre serão diferentes dos dentes convencionais, sendo necessário atenção para:

  • Não dormir com as próteses (idealmente, deixe em um copo com água com duas gotas de hipoclorito para escovar no dia seguinte, antes de colocar na boca);
  • Não deixar ela secar;
  • Assim como os dentes, limpa-las após as refeições;
  • Escovar bem dentes e higienizar gengivas, língua e palato;
  • Consultar seu dentista quando as próteses machucarem, folgarem ou apertarem, pois precisam estar confortáveis;
  • Tomar nota: na presença de qualquer machucado ou lesão em boca que não sara depois de 15 dias, procurar um dentista;
  • Anualmente, faça uma visita ao dentista.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas