Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARTIGOS

Cuidados Bucais e Tratamento Oncológico

Cavidade bucal contaminada exacerbada pode interferir na continuidade do tratamento

Ao dar início ao tratamento antineoplásicos seja na modalidade de tratamento Quimioterapia ou Radioterapia, o paciente em sua grande maioria pode sim ter efeitos colaterais indesejáveis o impossibilitando de alimentar e ter desconforto da dor em cavidade oral aumentada levando até a interrupção do seu tratamento.

Neste sentido vale a informação da possível e necessária adequação da cavidade bucal para que na iminência de ocorrer os efeitos colaterais previstos (mucosite, xerostomia, disfagia, disgeusia, e infecções secundárias) a situação não fique mais grave favorecendo a piora do quadro clínico.

Leia também

Uma cavidade bucal contaminada (gengivite, caries, próteses mal adaptadas, tratamento endodôntico sem finalização) exacerbada pode sim interferir na continuidade do tratamento.

Antes de dar início ao tratamento antineoplásicos o ideal é que a adequação bucal se inicie 15 dias antes tratamento de quimioterapia e/ou de radioterapia de cabeça e pescoço para minimizar as alterações tardias que eventualmente possam acontecer.

No final do tratamento oncológico, ao receber alta, o paciente deve procurar um Dentista Oncológico para acompanhar e tratar os possíveis efeitos colaterais indesejáveis da quimioterapia e principalmente da radioterapia de cabeça e pescoço (xerostomia, hipossalivação, disgeusia, cárie de radiação, osteonecrose medicamentosa, osteorradionecrose, etc.).

O Dentista Oncológico é o profissional mais capacitado para manejar e tratar os efeitos colaterais tardios em cavidade oral.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas