Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARTIGOS

COMPREI UM PRODUTO E ESTE APRESENTOU VÍCIOS DENTRO DO PRAZO DE GARANTIA. O QUE FAZER?

É importante ressaltar que o prazo para exercer a garantia legal começa a contar a partir do recebimento do produto

Quando o produto apresentar vícios, ou seja, qualquer anormalidade que afete a funcionalidade do produto (sem riscos à integridade do consumidor), dentro do prazo de garantia, o consumidor deverá encaminhá-lo ao estabelecimento onde foi realizada a compra, ao fabricante, ou à assistência técnica autorizada (no manual do produto deve indicar o endereço das assistências autorizadas), de acordo com a escolha do consumidor, para que o produto seja diagnosticado e resolvido seu problema. Caso o reparo não seja efetivado dentro do prazo legal de 30 (trinta) dias corridos, o consumidor poderá optar pela: troca do produto, cancelamento da compra ou abatimento proporcional do preço, conforme dispõe o artigo 18, § 1º do Código de Proteção e Defesa do Consumidor.

É importante relatar que, todo produto tem uma garantia legal, previsto no artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor, e independe de previsão em contrato. A lei garante e ponto. Ela consiste em um prazo para que o consumidor possa reclamar de qualquer problema que o produto apresente. Para exercer a garantia legal, basta que o consumidor apresente a reclamação juntamente com o comprovante de compra, dentro do prazo de 30 dias, para os serviços e produtos não duráveis, (como o exemplo dos alimentos); e o prazo de 90 dias, em caso de produto durável (como um eletrodoméstico, por exemplo). 

Leia também

Entretanto, é importante ressaltar que o prazo para exercer a garantia legal, começa a contar a partir do recebimento do produto.

O que muita gente não sabe é que, no caso de um vício oculto, aquele defeito que só se mostra depois de um certo tempo de uso do produto, o prazo da garantia legal começa a contar a partir do momento em que esse defeito é constatado.

Temos também a garantia contratual, que a maioria dos fabricantes oferecem, acrescentando a seu produto de livre e espontânea vontade, que é um prazo, fixado pelo fornecedor com condições impostas por este. E a informação sobre o que está coberto ou não deve estar prevista no termo de garantia. Sendo ainda que, sua vigência começa a partir da data de emissão da nota fiscal.

Já a garantia estendida, normalmente oferecida pelas lojas como termos como “super garantia” é contratada pela parte, que na verdade é um seguro, que geralmente é adquirido pelo consumidor no momento da compra. Neste caso, é necessário ficar atento aos termos e condições do seguro, para evitar problemas futuros ao acionar a seguradora.

Dentro desse tipo de garantia, há ainda três modalidades: a original, cuja cobertura é igual ao seguro contratual realizado pelo fabricante, mas você tem algum benefício, por exemplo, a troca imediata do produto; a ampliada, que o tempo é somado à garantia original do fabricante; e a diferenciada, na qual você também tem benefícios, mas o tempo de seguro é menor do que a estendida original.

Antes de contratar qualquer tipo de garantia estendida, peça para ler a apólice e verifique aquilo que de fato será coberto por este tipo de garantia, assim como aquilo que não estará coberto.

Assim, nos casos em que houve o fim do prazo da garantia legal e contratual e, desde que tenha sido contratada a garantia estendida, entre em contato diretamente com a empresa que consta no certificado de garantia estendida, ou procure um advogado de sua confiança.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas