Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Benefícios da Drenagem Linfática na Gestação

Durante a gestação a mulher sofre várias alterações hormonais que são consideradas o principal responsável pelo desencadeamento dos distúrbios vasculares nessa fase. Dentre elas o edema gestacional é uma das queixas mais comuns das gestantes e o que mais motiva a procura da assistência fisioterapêutica. Estima-se que 80% das pacientes sofram de edema gestacional.

Ocorre principalmente durante o final do segundo e início do terceiro trimestre gestacional, onde o acumulo de até 7 litros de água pode ser fisiológico na gestação e pode desencadear dor e limitações para a gestante.

Leia também

Normalmente a gestante chega no consultório com o seguinte quadro clínico: sensação de peso nos MMII, dormência, cãibras, dor e dificuldade na deambulação.

A drenagem linfática tem como objetivo a diminuição da retenção de líquido (edema) , eliminar resíduos metabólicos, reduzir inchaços das pernas e pés, promover relaxamento muscular e melhorar a circulação sanguínea.

É uma técnica de massagem manual , que visa estimular o sistema linfático e reduzir o excesso de fluidos e toxinas do corpo. Ela é realizada por meio de movimentos leves, lentos, repetitivo e seguindo a via fisiológica do sistema linfático.

A drenagem linfática é contra indicada em pacientes que apresentem insuficiência cardíaca, insuficiência renal, infecção local ou algum tipo de bloqueio mecânico no sistema circulatório.

É indispensável que ela seja realizada por um profissional capacitado em drenagem linfática em gestantes pois uma vez que a paciente seja mal avaliada ou a técnica seja mal executada, poderá trazer prejuízos para a saúde da gestante e até mesmo provocar parto prematuro.

No geral a drenagem linfática é uma técnica super tranquila de ser aplicada e traz inúmeros benéficos e conforto para a gestante nessa fase tão especial da vida. Procure sempre um profissional capacitado.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

*Os artigos assinados são de responsabilidade dos seus autores, não representando, necessariamente, a opinião da Organização Arnon de Mello.

Relacionadas

X