Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARTIGOS

Antifragilidade como competência

O conceito antifrágil tem sido frequentemente abordado no meio organizacional, uma vez que consiste em superar as adversidades a partir do entendimento do contexto em torno de um problema, nos permitindo aprender com isso.

Trata-se de um novo parâmetro comportamental e estratégico que nos possibilita lidar com os imprevistos. O mercado em geral tem exigido competências comportamentais de forma acirrada, desta maneira a disposição a reverter crises em seu próprio favor rompe o modelo padrão e se torna um diferencial de peso.

Leia também

A antifragilidade, de certo modo, nos remete à resiliência, porém é importante diferenciá-las. Ser resiliente é a capacidade de voltar ao estado normal depois de submetido às diversas tensões que poderiam causar deformações, é permanecer firme e da mesma forma, sem se quebrar, mas também sem se aprimorar.

Em contrapartida, ser antifrágil é ver o estresse como oportunidade para aprender e evoluir, melhorar habilidades e aptidões diante de situações inesperadas, moldando-se e aperfeiçoando-se, ou seja, é ser mais do que resiliente.

A teoria antifrágil é de autoria do economista e filósofo libanês, Nassim Nicholas Taleb. Autor do livro “Antifrágil: Coisas que se beneficiam com o caos”, de 2012, ele traz a tríade – frágil/robusto/antifrágil, em que o frágil busca tranquilidade, o robusto não se importa muito e o antifrágil cresce com a desordem.

Dentro deste contexto, podemos considerar a antifragilidade como uma nova competência comportamental com diferencial competitivo. Quanto mais o profissional adquire esta habilidade, mais chances ele tem de se destacar no meio corporativo, aproveitando toda situação adversa como um trampolim, impulsionando sua carreira e se desenvolvendo cada vez mais.

Assim, as empresas só têm a ganhar com profissionais preparados para as mudanças que, cada vez, são mais recorrentes e acontecem em grande velocidade. Aceitar os imprevistos faz com que adotemos uma nova postura, estimulando a busca por soluções de formas diferentes e mais desafiadoras e servindo como fonte de aprendizado.

A antifragilidade é a chave para a exposição a cenários incertos e repletos de volatilidade, conforme temos vivenciado. Vale interpretarmos como uma oportunidade de crescimento para prosperarmos mediante o caos e a desordem.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas