Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARTIGOS

A qualidade do seu sono pode estar influenciando no seu peso

A relação entre sono e obesidade indica caminhos para fazer do descanso o seu aliado

Apesar de muitas vezes não conseguirmos relacionar a qualidade do nosso sono com a dificuldade para emagrecer, há uma grande relação hormonal entre ambos, o que acaba gerando influência de um em outro. Na vida moderna, está cada vez mais comum a redução das horas dormidas em prol de uma dedicação maior ao trabalho, à família, às redes sociais, entre várias outras demandas. Estudos mostram que nas últimas quatro décadas houve uma redução média de 1,5 a 2 horas de sono por noite e um aumento de mais de 20% entre adultos que dormem por um período menor a sete horas/noite.

Coincidentemente, nas últimas décadas também é visto um aumento bastante expressivo do índice de massa corporal (IMC) em diferentes populações. Na verdade, seria mesmo coincidência? A resposta é não! O sono com baixa qualidade também é um fator de risco para esses desfechos. Estudos mostram que há uma associação reversa entre duração do sono e IMC, ou seja: Quanto menos horas de sono, maior tende a ser o IMC, e sabe por que isso acontece? Pois bem, a privação do sono leva a desajustes endócrinos que induzem à fome e, consequentemente, uma possível obesidade caso as horas de sono reduzidas sejam frequentes. Além da associação com a parte hormonal, há também com o cansaço presente após privação do sono: indivíduo mais cansado tende a reduzir suas atividades no dia seguinte, o que corrobora com o sedentarismo.

Leia também

Agora que você já sabe a influência do sono no processo de emagrecimento e ganho de peso, que tal começar a cuidar mais dele? Para isso, pratique a higiene do sono: 1- Pelo menos 1h antes de dormir, evite contato com luz azul: celular, TV, computadores. 2- Tenha um ambiente relaxante: Apague as luzes do quarto e busque manter o ambiente em silêncio ou com música relaxante. 3 – Evite consumir café ou qualquer bebida/suplemento que contém cafeína após às 16h. 4- Evite consumir açúcar à noite. 5- Evite beber muita água próximo a hora que vai dormir. Isso pode fazer você se acordar uma ou mais vezes durante a noite para ir ao banheiro. E não esqueça: busque sempre a ajuda de um profissional capacitado na hora de cuidar da sua saúde.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas