Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARTIGOS

A PSICOPEDAGOGIA COMO FERRAMENTA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA

Psicopedagogia institucional se apresenta como sendo possuidora de um papel fundamental

A ciência psicopedagógica se faz constituída a partir de dois saberes e duas práticas: a psicologia e a pedagogia. É também influenciada pela psicanálise, todavia, possui diferenças em relação à psicologia escolar no que tange a origem, a formação e a atuação. Recorre a várias áreas para resolver obstáculos no processo de transmissão e apropriação de conhecimentos pelo aluno, investigando a presença de possíveis déficits e transtornos. Assim, a eficácia do processo ensino-aprendizagem está na apropriação de conhecimento pelo aluno.

O acompanhamento psicopedagógico institucional (na escola) se faz necessário na medida em que é preciso conhecer e trabalhar o processo educacional de uma forma multidisciplinar, pois o sucesso ou fracasso escolar terão sempre envolvidos fatores fisiológicos, psicológicos, sociais e não somente pedagógicos.

Leia também

O insucesso do aluno pode levá-lo ao fracasso e consequentemente ao abandono escolar. A manifestação de baixo desempenho e ou dificuldades de aprendizagem pode acontecer de forma momentânea ou duradoura, mas qualquer destas situações deve ser motivo de preocupação e alerta, tanto para a escola como para os pais.

Quando se leva em consideração as influências dos vínculos afetivos, positivos e negativos, do sujeito com os objetos e situações, a escola compreende o processo de aprendizagem dos alunos e assume diferentes intensidades e postura para orientar condutas de personalidade e de comportamento disciplinar, com menor ou maior grau de estabilidade. Neste momento a intervenção psicopedagógica é de suma importância acontecer, pois focaliza o sujeito na sua relação com a aprendizagem.

A defesa da existência de profissionais de psicopedagogia dentro do âmbito de educação especial, a fim de auxiliar no trabalho dos pedagogos, é optar por uma intervenção que cause uma reeducação da prática pedagógica dos docentes, no que tange o acontecimento da melhoria da aprendizagem. É poder contar com o alcance do sucesso por parte do educando, da instituição e da família do educando.

Se faz de grande importância que se entenda o que propõe a prática da ciência psicopedagógica ao destacar as amplas possibilidades de atuações no cenário educacional, a fim de compreender de maneira mais objetiva o processo de construção do conhecimento pelo ser humano.

Dessa forma, a psicopedagogia institucional se apresenta como sendo possuidora de um papel fundamental no que tange o cuidar de todo o processo de ensino-aprendizagem que chega a acontecer no interior da escola. Significa encarregar-se do processo de ensino-aprendizagem por parte de professores e alunos, de seus medos, seus preconceitos, suas dificuldades e suas facilidades que, quando articulados no conjunto, fazem retratar a identidade do grupo escolar como um todo.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas