Artigo | Jarina Garcias

A PSICOPEDAGOGIA COMO FERRAMENTA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA

Psicopedagogia institucional se apresenta como sendo possuidora de um papel fundamental

Jarina Garcias

Mãe de um filho com TEA – Transtorno do Espectro Autista, Neuropsicopedagoga, Psicopedagoga e Analista do Comportamento Especialista ABA – Análise Aplicada do Comportamento.

A ciência psicopedagógica se faz constituída a partir de dois saberes e duas práticas: a psicologia e a pedagogia. É também influenciada pela psicanálise, todavia, possui diferenças em relação à psicologia escolar no que tange a origem, a formação e a atuação. Recorre a várias áreas para resolver obstáculos no processo de transmissão e apropriação de conhecimentos pelo aluno, investigando a presença de possíveis déficits e transtornos. Assim, a eficácia do processo ensino-aprendizagem está na apropriação de conhecimento pelo aluno.

O acompanhamento psicopedagógico institucional (na escola) se faz necessário na medida em que é preciso conhecer e trabalhar o processo educacional de uma forma multidisciplinar, pois o sucesso ou fracasso escolar terão sempre envolvidos fatores fisiológicos, psicológicos, sociais e não somente pedagógicos.

O insucesso do aluno pode levá-lo ao fracasso e consequentemente ao abandono escolar. A manifestação de baixo desempenho e ou dificuldades de aprendizagem pode acontecer de forma momentânea ou duradoura, mas qualquer destas situações deve ser motivo de preocupação e alerta, tanto para a escola como para os pais.

Quando se leva em consideração as influências dos vínculos afetivos, positivos e negativos, do sujeito com os objetos e situações, a escola compreende o processo de aprendizagem dos alunos e assume diferentes intensidades e postura para orientar condutas de personalidade e de comportamento disciplinar, com menor ou maior grau de estabilidade. Neste momento a intervenção psicopedagógica é de suma importância acontecer, pois focaliza o sujeito na sua relação com a aprendizagem.

A defesa da existência de profissionais de psicopedagogia dentro do âmbito de educação especial, a fim de auxiliar no trabalho dos pedagogos, é optar por uma intervenção que cause uma reeducação da prática pedagógica dos docentes, no que tange o acontecimento da melhoria da aprendizagem. É poder contar com o alcance do sucesso por parte do educando, da instituição e da família do educando.

Se faz de grande importância que se entenda o que propõe a prática da ciência psicopedagógica ao destacar as amplas possibilidades de atuações no cenário educacional, a fim de compreender de maneira mais objetiva o processo de construção do conhecimento pelo ser humano.

Dessa forma, a psicopedagogia institucional se apresenta como sendo possuidora de um papel fundamental no que tange o cuidar de todo o processo de ensino-aprendizagem que chega a acontecer no interior da escola. Significa encarregar-se do processo de ensino-aprendizagem por parte de professores e alunos, de seus medos, seus preconceitos, suas dificuldades e suas facilidades que, quando articulados no conjunto, fazem retratar a identidade do grupo escolar como um todo.