Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARTIGOS

A Importância do Planejamento Tributário para Advogados

Muitas vezes estes profissionais finalizam uma graduação, passam no exame da Ordem e iniciam sua carreira na advocacia, mas não possuem conhecimento ou não se preocupam com a necessidade da escolha correta para tributar a suas receitas. É muito comum ver advogados trabalhando e recebendo seus honorários sem planejar a melhor forma de tributação destes.

Atualmente, a maioria das movimentações financeiras são feitas através de transações bancárias. Ou seja, o fisco tem conhecimento de tudo o que passa na conta bancária daquele advogado podendo, a qualquer momento, tributá-lo.

Leia também

Portanto, é extremamente importante se atentar para a melhor forma de tributação a ser utilizada. Será que é mais benéfico o recebimento dos honorários através de pessoa física ou é mais prudente a Constituição de uma pessoa jurídica?

A tributação feita na pessoa física importa em Imposto de Renda, ISS e Contribuição Previdenciária. A primeira, o temido Imposto de Renda, segue a tabela anual, indo de 7,5% até 22,5% dependendo da faixa que se enquadra a receita. A última, a contribuição previdenciária, em decorrência do advogado ser autônomo, este deverá contribuir na modalidade de contribuinte individual na alíquota de 20% calculada sobre o valor da receita. Se o advogado autônomo for prestador de serviços à pessoa jurídica, ocorrerá a retenção no montante de 11% de sua remuneração.

Quando se fala em pessoa jurídica, primeiramente, faz se necessário optar por um tipo de sociedade, podendo ser ela: Sociedade com mais de um advogado; EIREILI – apenas um advogado com capital integralizado de, no mínimo 100 salários mínimos ou, então a Sociedade Unipessoal – um único advogado, sem a necessidade de capital mínimo para constituição.

Independente do tipo empresarial escolhido acima, sendo ME (Micro Empresa) ou EPP (Empresa de Pequeno Porte), a depender da receita bruta anual, poderão ser enquadradas no simples Nacional.

Quando enquadradas no simples Nacional, a pessoa jurídica de advogados seguirá o Anexo IV da Lei 123/2006, tendo como alíquotas sobre a receita, percentuais que iniciam em 4,5%.

A Contribuição Previdenciária será de 11% e a sociedade pagará mais 20% sobre o pró-labore.

Desta forma, oriento sempre, a análise e o planejamento tributário para o profissional, verificando todos os benefícios de constituição de pessoa jurídica, uma vez que o cruzamento de informações, principalmente entre instituições financeiras e Receita Federal é certo, logo, as receitas dos profissionais são conhecidas e mais cedo ou mais tarde serão tributadas.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas