Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARTIGOS

A doença do trabalho exaustivo

Sintomas são resultantes de trabalho maçante e desgastante, ambiente de alta competitividade e extremas atribuições

Exaustão extrema, esgotamento físico e mental, alterações repentinas de humor, isolamento, estresse... São sinônimos da Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional, resultantes de trabalho maçante e desgastante, ambiente de alta competitividade e extremas atribuições. A principal classe trabalhadora acometida desse mal é a área da saúde, principalmente durante a pandemia.

Também profissionais da educação e segurança pública são diariamente afetados pela síndrome, tamanha responsabilidade que carregam. De acordo com pesquisa realizada pela International Stress Management Association (Isma), estima-se que no Brasil 30%, dos mais de 100 milhões, de trabalhadores sofrem com o problema e boa parte sejam afastados do trabalho devido ao esgotamento.

Leia também

A alta competitividade do mercado de trabalho e o desolador índice de demissões no país, corroboram para a excruciante síndrome, pois a cobrança diária para a manutenção de seus empregos faz com que uma atividade banal seja motivo de trabalho excessivo e exaustivo, tudo para superar as expectativas da empresa e se manter no mercado.

O ônus de tanto empenho e medo do desemprego vem em forma de doença. É natural que em algum momento o corpo adoeça psicologicamente e fisicamente. A intensidade da doença varia de acordo com a sobrecarga que a própria pessoa se impõe e suas cobranças internas. Em casos mais graves a pessoa pode desenvolver depressão.

O diagnóstico é realizado por profissional especialista, seja psiquiatra ou psicólogo, após análise clínica do paciente, que neste caso é o profissional com esgotamento. O tratamento varia desde psicoterapia até o uso de psicofármacos (antidepressivos/ansiolíticos), para aliviar a tensão e não levar esse trabalhador ao afastamento ou incapacidade laboral.

O recomendado é que todos tenham um ambiente de trabalho satisfatório, onde sua saúde mental e a vida pessoal sejam preservadas, para que assim sua produtividade não seja prejudicada, diminuindo a autocobrança e cobranças externas, pois sem a mente sã o corpo não estará são e, consequentemente a exaustão, o perfeccionismo, as dores, os sentimentos de fracasso, o isolamento, as alterações repentinas de humor não tenham vez e o trabalhador se preserve desse mal.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas