Operação flagra furto de energia em produção de camarão no Agreste
Irmãos ‘Camarão’ foi desencadeada nessa quinta-feira (05) e uma pessoa foi conduzida até a delegacia
A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), por meio do 3º Batalhão da Polícia Militar de Arapiraca, com o suporte da Equatorial Alagoas, desencadeou, nessa quinta-feira (05), uma operação visando acabar com o furto de energia por parte de uma criação de camarão localizada na zona rural do município de Limoeiro de Anadia, interior de Alagoas.
Tudo em um só lugar.
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

Durante a ação, denominada “Irmãos Camarão”, o local foi autuado por furto de energia e o proprietário do empreendimento foi conduzido até a delegacia, para os procedimentos legais.
Leia também
Segundo informações repassadas pela equipe de inspeção da Distribuidora, no local foi verificado que a unidade estava com desvio de energia no ramal de entrada para toda a carga da propriedade, que contava no momento da inspeção com 08 (oito) bombas de 1,5 CV.
O transformador instalado nesta unidade era de 37,5 kVA. A energia perdida estimada foi em torno de 36.000 kWh, o suficiente para atender mais de 280 residências durante um mês inteiro.


Esta é a primeira eleição que Renan Filho perde das sete que disputou

Paulo Dantas abre espaço para processo de transição de governo com JHC

Apesar de derrota na majoritária, Paulo Dantas celebra seus eleitos ao Legislativo

Saiba o desempenho das famílias que disputaram as eleições em Alagoas

Ainda em uma propriedade vizinha, que pertence ao irmão do responsável pela unidade com desvio e que também exerce a atividade de criação de camarão, foram verificados indícios de violação no ramal de entrada e também manipulação no medidor. Esta propriedade já havia sido autuada anteriormente por ligação clandestina e por desvio de energia.
Segundo o superintendente de operações da Equatorial, Sérgio Valinho, o trabalho colaborativo que a Distribuidora desenvolve com a Secretária de Segurança Pública, através da Polícia Militar, tem como principal objetivo garantir principalmente a segurança dos alagoanos e a qualidade no fornecimento de energia.
“Como as irregularidades utilizam cargas que não são informadas à concessionária, além de provocar oscilações de energia e possíveis interrupções aos clientes em situação regular, também podem ocasionar acidentes fatais por choque elétrico, incêndios por curto-circuito, além de danos aos equipamentos e eletrodomésticos colocando em risco a segurança da população, já que os desvios não atendem os padrões de fornecimento”, pontua Valinho.
A Equatorial Alagoas reforça que o furto de energia elétrica, conhecido também como “gato”, associado ao ato de fraudar medidores, classificado como estelionato, são crimes previstos nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro.
Por isso, a importância do combate e inibição dessas práticas para manter a qualidade da energia elétrica distribuída aos alagoanos, sem que haja prejuízo, como oscilações e possíveis interrupções aos clientes em situação regular, além de ocasionar diversas consequências para a empresa e para o estado.
*Com assessoria
