Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARAPIRACA E REGIÃO

Hemoal promove coleta externa em Arapiraca neste sábado; veja onde doar

O objetivo, segundo o órgão é estabilizar o estoque de sangue e atender a demanda de transfusões durante o período junino

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza coleta de sangue neste sábado (4), na casa de eventos Levinos Hall, localizada na rua Governador Luiz Cavalcante, no bairro Novo Horizonte, em Arapiraca. A ação vai ocorrer das 8h às 12h,.

Já na sede da Unidade Arapiraca, situada na rua Marechal Floriano Peixoto, no bairro Eldorado, próximo ao Colégio Alternativa, as doações de sangue podem ocorrer até às 15h.

Leia também

O objetivo, segundo o órgão é estabilizar o estoque de sangue e atender a demanda de transfusões durante o período junino, em hospitais do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. Ao todo, o Hemocentro de Arapiraca é responsável por atender 46 municípios da II Macrorregião de Saúde.

Critérios para Doação de Sangue – 

  1. O voluntário deve ter no mínimo de 16 anos, peso igual a 50 quilos e comparecer ao posto de coleta portando um documento de identificação com foto.
  2. É necessário estar usando máscara e estar com boa saúde, conforme portaria do Ministério da Saúde (MS).
  3. Mas, caso o voluntário seja acometido por doença de Chagas, Aids, sífilis e, após os 11 anos de idade, tenha contraído hepatite, fica impedido de doar sangue.
  4. No caso dos candidatos à doação de sangue que tenham colocado um piercing ou feito tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o procedimento é vetado pelo período de um ano.
  5. Os candidatos à doação de sangue não devem fumar duas horas antes da doação e nem ingerir bebidas alcóolicas 12 horas antes de comparecer ao posto de coleta.
  6. Também devem ser evitadas práticas esportivas logo após doar sangue.
  7. No caso das mulheres, há impedimento para doar sangue caso estejam gestantes ou amamentando.
  8. E quanto aos doadores de sangue habituais, o Ministério da Saúde orienta que a doação feminina só pode ser repetida após um intervalo de três meses. Com relação aos homens, é necessário que a última doação de sangue tenha ocorrido há pelo menos dois meses.

Covid-19 – 

No caso dos candidatos à doação de sangue que tenham sido infectados pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 10 dias, contados após a recuperação. Quanto aos voluntários que tiveram apenas contato com uma pessoa infectada e, nos sete dias subsequentes, não apresentaram sintomas da Covid-19, a doação de sangue está liberada.

Para os voluntários que tenham sido vacinados contra a Covid-19, é necessário aguardar um intervalo para doar sangue. Se o candidato à doação de sangue tomou as vacinas AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo dever ser de sete dias, mas se o imunizante foi a vacina CoronaVac, a doação só deve ocorrer após 48 horas, assim como se ele foi vacinado contra a Influenza.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas