Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARAPIRACA E REGIÃO

Falta de energia e chuvas deixam 17 municípios do Agreste e da Zona da Mata de AL sem água

Equatorial foi acionada e enviou equipes para regularizar a energia elétrica das cidades


				
					Falta de energia e chuvas deixam 17 municípios do Agreste e da Zona da Mata de AL sem água
Equatorial Alagoas. Ascom Equatorial

A Companhia de Abastecimento de Água e Saneamento do Estado de Alagoas (Casal) registrou, às 4h desta terça-feira (7), problema de distribuição de água verificada em 17 munícipios da Zona da Mata e do Agreste de Alagoas, decorrente da chuvas das últimas horas, de faltas de energia e do rompimento de uma adutora, este último caso ocorrido na Zona da Mata.

Agreste

Leia também

No Agreste, a Casal registrou a ocorrência com a concessionária de energia da região e aguarda a reativação da rede elétrica para retomar as atividades do CRD 01. A interrupção do potencial elétrico nessa instalação impacta o serviço de distribuição de água para os bairros da parte baixa de Arapiraca.

Esse serviço também ficou prejudicado nas cidades e zonas rurais de Olho d’Água Grande, São Brás, Campo Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Feira Grande e Coité do Noia. A exceção é Feira Grande, cidade que a companhia repassa o líquido tratado para a empresa Águas do Sertão distribuir.

Em Junqueiro e Sebastião, a distribuição de água foi reduzida porque as fortes chuvas geraram grande volume de matéria sólida para a captação que atende a esses municípios. Devido a isso, a qualidade do líquido bruto, aquele que é extraído da natureza, atrasou seu posterior tratamento.

A Casal informou que está acompanhando a evolução do aspecto da água bruta e, quando as condições forem apropriadas, retomará integralmente seu processamento, distribuindo-a para a população de São Sebastião. Quanto a Junqueiro, a Companhia voltará a repassar a vazão normal de água para a Águas do Sertão, que é a responsável por abastecer essa localidade.

MAIS UMA REGIÃO

Já na Zona da mata, os nove municípios estão com o abastecimento de água comprometido em decorrência das chuvas das últimas horas, de faltas de energia e do rompimento de uma adutora.

Paralisados em decorrência de faltas de energia: Tatuamunha (em Porto de Pedras), Passo de Camaragibe, Ibateguara (Sistema Sumidouro) e Capela.

Paralisado em decorrência ao rompimento de uma adutora: Colônia Leopoldina.

Paralisados em decorrência das fortes chuvas: Anadia, Ibateguara (Sistema Severo) e Taquarana.

O manancial situado em Anadia atende ao Sistema Coletivo Anadia-Maribondo, por isso, a cidade de Maribondo também está com o abastecimento comprometido temporariamente.

Em Joaquim Gomes, a captação de água bruta parou durante a madrugada desta terça-feira (7), porém, devido às chuvas e alagamentos, até o momento não foi possível chegar até o local para averiguar a causa da parada.

Em todas essas cidades, depois de tratada pela Casal, a água é repassada à concessionária Verde Alagoas, que faz a distribuição aos moradores.

Em todos os casos, Casal já acionou a Equatorial, responsável pela rede elétrica, e aguarda a normalização do serviço para que possa reativar seus sistemas produtores de água.

Sobre as faltas de energia, a Equatorial enviou uma nota, que segue abaixo.

Nota de esclarecimento:

Sobre a interrupção no fornecimento de energia elétrica que está afetando o Centro de Reservação e Distribuição 1, que fica localizado no município de Arapiraca, a Equatorial Alagoas informa que equipes técnicas já estão no local trabalhando para normalizar o fornecimento de energia da unidade o mais breve possível.

*Com assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas