
Um adolescente identificado como Gabriel Lincoln Pereira da Silva, de apenas 16 anos, morreu durante uma perseguição policial na noite desse sábado (3), na Avenida Vieira de Brito, em Palmeira dos Índios, Agreste de Alagoas.
De acordo com informações apuradas pela Gazetaweb, Gabriel foi socorrido por uma guarnição da Polícia Militar (PM) e levado até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, que fica próxima ao local da ocorrência e à casa onde o adolescente morava com a família. Ele, no entanto, já teria chegado sem vida à unidade de saúde.
Leia também
Relatos colhidos pela reportagem indicam que o jovem havia acabado de comprar alface em um supermercado e retornava, em uma motocicleta, ao quiosque da família, onde ajudava a mãe nas vendas. Ele era filho de uma comerciante conhecida na região.
De acordo com a Polícia Militar (PM), o garoto estava "empinando" a moto e avançou o sinal vermelho, quando foi dada a ordem de parada, mas ele não obedeceu e efetuou um disparo em direção à guarnição. Confira, na íntegra, a nota da corporação ao final da matéria.
Familiares da vítima, no entanto, acusam a PM de responsabilidade pela morte do adolescente. “Ele era um menino bom, trabalhador, dava gosto à família. Infelizmente, ocorreu essa tragédia. Ele foi levado pela PM, mas já chegou morto à UPA. Os pais estão desesperados”, afirmou uma parente.
NOTA DA PM
A Polícia Militar de Alagoas informa que, conforme relatos da guarnição, uma equipe do 10° Batalhão realizava patrulhamento de rotina na cidade de Palmeira dos Índios, quando visualizou um indivíduo em uma motocicleta que avançou um sinal vermelho enquanto realizava manobras perigosas de empinar o veículo, na avenida Bráulio Monte Negro, bairro Vila Maria.
De imediato, foi iniciado um acompanhamento, tendo sido dada ordem de parada por três vezes, sem que o condutor atendesse. Durante o trajeto, em alta velocidade, o acusado colocava em risco sua vida, dos policiais e de outras pessoas na via.
Nas proximidades do Bar do Guega, quando a guarnição conseguiu emparelhar mais uma vez com a motocicleta, o condutor sacou um revólver e desferiu um disparo em direção aos policiais, que revidaram, também com um disparo.
O acusado foi atingido, vindo a perder o controle da motocicleta e cair. A arma utilizada por ele - um revólver calibre 38, com cinco munições intactas e uma deflagrada - foi recolhida e encaminhada ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) do município.
Posteriormente, constatou-se que o envolvido se tratava de um adolescente de 16 anos. Ele foi socorrido pela guarnição com vida e encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento da cidade, onde durante o atendimento veio a obito.
De acordo com o trâmite processual, serão adotadas as medidas investigativas cabíveis, a fim de apurar a atuação policial.