Em último boletim atualizado no início da tarde deste sábado (2), o prefeito de Maceió, JHC, informou que a velocidade de afundamento da mina 18, prevista para colapsar, diminuiu, reduzindo assim os riscos de desabamento e com tendência a acomodação da mina.
O gestor municipal disse que o afundamento da mina, que fica no bairro do Mutange, próximo ao antigo campo do CSA, chegou a ocorrer em uma velocidade de 5 cm/h. Neste sábado, a velocidade registrada é de 0,7 cm/h.
Leia também
Além disso, JHC afirmou que no local existem 12 equipamentos chamados DGPS - sigla para GPS diferencial - capazes de medir a movimentação do solo.
Ele disse que, desses 12, seis chegaram a registrar alerta máximo. Até a tarde deste sábado (2), apenas um emitia esse nível de alerta.
Contudo, o prefeito enfatiza que os cuidados ainda precisam ser mantidos: "Os nossos sismos também diminuíram consideravelmente. Não podemos afirmar que vai estabilizar, mas esse é o caminho para a estabilização", afirmou chefe do executivo municipal.