Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > AFUNDAMENTO DO SOLO

Com drone de alta tecnologia, Ibama monitora área de mina no Mutange

Com várias horas de voo na região, equipes vão capturar entre 9.000 e 10.000 fotos de uma área com cerca de 360 hectares

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) vem realizando um monitoramento, desde o último dia 19 de dezembro, na região da mina 18, no bairro do Mutange, em Maceió, com a utilização de um drone modelo RPAS Trinity F90+., que também é conhecido como aeronave não tripulada. O objetivo é obter imagens que possam traçar um mapa da região afetada pela atividade mineradora da Braskem.

De acordo com informações divulgadas pelo Ibama, o Trinity F90+ consegue cobrir a área com versatilidade, precisão, e em menos tempo que outros drones. Com aproximadamente 8 horas de voo durante os trabalhos, as equipes vão capturar entre 9.000 e 10.000 fotos de uma área com cerca de 360 hectares.

Artigos Relacionados

O objetivo dos trabalhos, conduzidos por equipes do Centro Nacional de Monitoramento e Informações Ambientais (Cenima) e da Diretoria de Proteção Ambiental (Dipro), em parceria com o perito da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), Hiroaki Okonogi - em apoio à Superintendência do Ibama no estado de Alagoas (Supes/AL) -, é gerar ortomosaicos, mapas com imagens georreferenciadas de toda área afetada.

O produto final possibilitará ao Ibama monitorar as alterações na paisagem e os movimentos de subsidência ao longo do tempo, oferecendo uma visão abrangente para identificar alterações e potenciais impactos causados pelas minas.

O drone RPAS (Remotely Piloted Aircraft System) foi disponibilizado pela Jica, a partir do Acordo de Cooperação Técnica entre Brasil e Japão.

Com assessoria*

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas