O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para fazer a transferência de cinco pacientes que estavam na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sanatório, na noite dessa quarta-feira (29). A medida foi adotada após o alerta de um colapso de uma mina da Braskem, no bairro do Mutange, e considerada preventiva e dentro do plano de regulação. As vagas foram obtidas na Santa Casa de Maceió.
"O Samu prontamente se dispôs para fazer essas transferências. São pacientes estáveis e que podem ser deslocados com segurança, sendo, claro, acompanhados por médicos, enfermeiras e técnicos de enfermagem. Está acontecendo tudo na tranquilidade nas nossas ambulâncias de suporte avançado e de suporte intermediário", explicou Beatriz Santana, coordenadora do Samu Alagoas.
Ao menos 80 pacientes do Sanatório foram remanejados para outras unidades hospitalares, ainda na noite de ontem. As transferências dos pacientes foram informadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e pela direção da própria unidade hospitalar.
Artigos Relacionados
O Hospital Sanatório fica localizado no bairro do Pinheiro, em uma área de risco. O objetivo do remanejamento dos pacientes para outras localidades, de acordo com a Saúde de Maceió, é para não interromper a assistência a casos cirúrgicos, clínicos, de hemodiálise e de Unidade de Terapia Intensiva.