Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > AFUNDAMENTO DO SOLO

Braskem perde grau de investimento após rompimento de mina em Maceió

Agência de risco aponta que petroquímica pode ter um aumento significativo de dívidas

A agência de risco Fitch Ratings cortou parte da nota de crédito da Braskem nessa quinta-feira, 14. A nota de crédito em escala global da Braskem foi de BBB-, considerada como grau de investimento, para BB+, grau de não-investimento especulativo, que indica que há uma baixa expectativa de risco de crédito. 

A mudança de ranking foi acompanhada por uma observação negativa que citava os riscos ambientais causados pelas operações da empresa e as reclamações no valor de 1 bilhão de reais associadas as indenizações causadas pela exploração de sal-gema em Maceió.

Leia também

A nota dizia que tais contextos poderiam piorar o perfil do fluxo de caixa da empresa. 

Segundo o documento da Fitch, a Braskem “permanece exposta a uma desaceleração prolongada no setor petroquímico, o que resultou em um aumento significativo da dívida líquida".

Apesar de a companhia ainda ter o grau de investimento pela S&P, com nota BBB-, a perspectiva não é das melhores.

Ainda assim, o rebaixamento não acelera o vencimento das dívidas da empresa, mas dificulta e encarece seu acesso ao crédito.

O corte da nota ainda poderia ter efeitos sobre as negociações para a venda da Braskem. Nesta quinta-feira, as ações da Braskem na Ibovespa operavam em queda, chegando a baixar 5% no dia.

A desvalorização dos papéis da empresa começou a ser notado após o pedido do Ministério Público Federal de bloqueio de 1 bilhão de reais da companhia, por entender que a Braskem está descumprindo acordo de indenização.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas