Summit Segurança: AL reduz quase 60% dos homicídios desde 2012 com aporte de R$ 805 mi
Secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, destaca avanços no combate à criminalidade e reforço na estrutura e equipamentos

Jamylle Bezerra
31/03/2026 às 10:25 • Atualizada em 31/03/2026 às 16:13 - há XX semanas
Siga a GazetaWeb no Google

Durante a abertura do Gazeta Summit Alagoas 2050 – Segurança Pública, nesta terça-feira (31), no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió, o secretário de Segurança Pública de Alagoas, Flávio Saraiva, ressaltou a redução de quase 60% nos homicídios em relação a 2012 e destacou os investimentos de mais de R$ 805 milhões realizados no setor nos últimos anos.
Tudo em um só lugar.
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

Com o tema “Segurança Pública como Política de Estado: integração, tecnologia e resultados”, Saraiva apresentou que os homicídios caíram 56,6% em relação a 2012, 57,8% quando comparados a 2013 e 11,1% em relação a 2024, reforçando uma tendência de queda contínua.
Leia também
No combate à violência doméstica, mais de 2.600 homens foram presos em 2025 e, entre maio de 2022 e março de 2026, foram efetuadas 4.139 prisões por diversos crimes, incluindo estupro de vulnerável e homicídios. Apesar dos avanços, o feminicídio ainda preocupa: foram 29 casos em 2025 e sete casos registrados em 2026 até o momento, muitas vezes sem denúncias prévias ou medidas protetivas.
Investimentos e estrutura


Número de eleitores trans dispara em Alagoas; veja os dados.

Aliados tentam encontro “casual” de JHC, Luciano, Arthur e Alfredo no interior

Ação de Renan e reação de JHC revelam estratégias opostas na corrida eleitoral

Gunnar Nunes nega possibilidade de compor chapa com Renan Filho ao governo
Os investimentos permitiram a ampliação da estrutura e a modernização de equipamentos da segurança pública. Entre as ações realizadas estão 19 Centros Integrados de Segurança Pública (CISPs), a nova Central de Flagrantes, Delegacias da Mulher, salas Lilás, bases operacionais, aeroportos estratégicos, Academia do Corpo de Bombeiros e Pátio de Custódia.
Os equipamentos adquiridos incluem 7.250 pistolas, três helicópteros, novas viaturas, mais de 8 mil coletes balísticos, escudos, óculos de visão noturna, drones com câmera termal, trajes antibomba, caminhões autobomba, embarcações para patrulhamento aquático e laboratórios forenses.
Saraiva destacou que a transformação na segurança pública começou no governo Renan Filho e teve continuidade no governo Paulo Dantas. “A mudança na segurança pública de Alagoas surgiu no governo Renan Filho e teve continuidade com a eleição de Paulo Dantas”, afirmou.
Futuro da segurança
Entre os próximos investimentos estão o CISP da Mulher, que reunirá Delegacia da Mulher e Patrulha Maria da Penha, Centro de Treinamento da SSP, base da Core, além da entrega de fuzis e submetralhadoras. Segundo o secretário, essas ações contribuem para reduzir a criminalidade e eliminar crimes que antes eram recorrentes, como arrombamentos de caixas eletrônicos e assaltos a bancos.
O Gazeta Summit continua ao longo da manhã com debates sobre integração de dados, tecnologia, inteligência policial e políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência, incluindo temas como feminicídio e equidade na segurança.