Imagem
Menu lateral
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3

Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > GAZETA DE ALAGOAS - SUMMIT

Eletroposto incentiva mobilidade elétrica em Maceió

Local oferece recarga elétrica grátis para bikes e carros e, ainda, empréstimo de bicicletas


				
					Eletroposto incentiva mobilidade elétrica em Maceió
Eletroposto fica localizado no Corredor Vera Arruda. Carolina Sanches

Maceió já tem uma oferta de serviço de locomoção mais barata e não poluente. Num momento em que o mundo discute alternativas o uso da energia limpa, associá-la a outro grande desafio que é a mobilidade parece uma união perfeita e que o meio ambiente agradece.

Usar uma bicicleta, patinete, scooter, ou carro elétrico, por exemplo, além de garantir o deslocamento possibilita que isso ocorra sem a produção de carbono. Ou seja, cumpre a função de transporte sem nenhum dano ambiental.

Leia também

Isso é o que busca o Eletroposto localizado no Corredor Vera Arruda, na Rua Engenheiro Paulo Brandão Nogueira, no bairro da Jatiúca. Lá, os interessados podem usar por empréstimo bikes elétricas que são retiradas a partir o uso de um App E+Mobilidade Elétrica. Isso pode ser feito de segunda a sexta das 14h às 22h e aos domingos das 8h às 16h.

Segundo Júlio Mendes, da Equatorial esse projeto se tornou possível a partir de uma chamada pública da ANEEL no ano de 2019. A proposta era desenvolver uma iniciativa inovadora que unisse mobilidade a uma ação sustentável. A partir daí, surgiu o Eletroposto sem custo para o usuário. Com alta tecnologia, o local oferece condições para o abastecimento com recarga elétrica gratuita para bikes e carros.

"Os veículos elétricos carregados em eletropostos não emitem gases poluentes, tais como CO2, durante sua operação, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar nas áreas urbanas. Eles desempenham um papel crucial na promoção da mobilidade urbana sustentável, oferecendo benefícios econômicos, ambientais, sociais e operacionais significativo", explicou Medes.

Desde que foi inaugurado, a média de uso é considerada baixa. São de 10 a 12 recargas por semana. No local há um apoio para o uso que pode ser realizado das 15h às 21h com carregador semi-rápido com tempo de carga completa em média 6h (self-service e plugin play).

"Esse projeto faz parte de uma iniciativa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e estamos atualmente na fase de avaliação dos dados coletados a partir do uso dos clientes. Essa etapa é crucial para analisar possíveis expansões, pois nos fornecerá informações sobre o potencial de uso, ganhos energéticos em comparação aos veículos a combustão, horários de uso, demanda por recarga, entre outros. Essas informações estratégicas serão fundamentais para definir o potencial de ampliação deste mercado", revelou Mendes.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X